quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Nota de Esclarecimento aos Estudantes Bolsistas da UFPE

Nós, estudantes responsáveis pela ocupação da Reitoria da UFPE, declaramos que estamos todos preocupados com o pagamento das bolsas dos estudantes, com o pagamento dos funcionários terceirizados, assim como com o 13º dos funcionários da UFPE, principalmente após termos conhecimento de que alguns funcionários levaram os trabalhos para casa, o que possibilitou o pagamento apenas dos servidores públicos da UFPE, excluindo assim, o pagamento das bolsas estudantis.
Tentando resolver este problema, que avaliamos ter sido causado de forma proposital, possibiltamos, desde o dia 05 de novembro, a entrada dos funcionários responsáveis pela contabilidade e pelo pagamento das bolsas estudantis, e dos demais salários com o intuito de não prejudicar os estudantes bolsistas e demais trabalhadores da UFPE. No entanto, o Magnífico Reitor não concordou com esta abertura parcial de Reitoria, fazendo com que os funcionários se recusassem a trabalhar nessas condições.
Informamos ainda, que a integridade física e moral dessas pessoas estão garantidas, uma vez que nossa luta não é contra os funcionários nem tampouco contra os demais estudantes, mas contra a aprovação antidemocrática do REUNI.

68 comentários:

Anônimo disse...

Quem irá garantir o recebimento de minha bolsa?
Profº Reitor Amaro?
Ocupantes?

Anônimo disse...

"Tentando resolver este problema, que avaliamos ter sido causado de forma proposital"... ora, nos poupem dessa palhaçada... se vcs não sabem o que estão falando então não falem... nem parecem estudantes de uma universidade federal... e aproveitando, por acaso sabem o que estão fazendo aí???

Anônimo disse...

Gente, acorda!!!!
Graças a posição intrasingente do magnifico reitor Amaro Lins q ñ está sendo possível a viabilização do pagamento dos bolsistas...Essa é apenas mais uma das estrategias dele d colocar a comundade academica contra o movimento d ocupação q está lutando pelo direito d todos e todas, em defesa d uma educação d qualidade a serviço da sociedade...

Anônimo disse...

Do mesmo jeito que o Conselho Universitário decidiu aprovar o REUNI sem discutir com a comunidade interessada, assim também os invasores tomaram uma decisão à revelia da mesma comunidade. Não vejo porque considerá-los mais defensores da democracia do que a reitoria. E com um agravante: o reitor foi eleito, inclusive com voto estudantil e o Conselho Universitário é um órgão colegiado. E os invasores, a quem representam?

Anônimo disse...

Estou de acordo com Arthemísia e vocês estudantes que estam ocupando a reitoria vão permitir que o reitor coloque a comunidade academica contra a ocupação com estrategias como essa da não viabilização do pagamento dos bolsistas?
Isso é bastante preocupante. Vocês sabem que os brasileiros sentem quando é no bolso!
Vocês precisão fazer algo quanto a isso, pois acredito que irão perder mais apoio se não reverterem a estrategia.

Unknown disse...

Gostaria de saber quantos participam do moviemento de ocupação atualmente. Acho que a representação verdadeira da opnião dos estudantes da universidade só seria obtida se pelo menos metade dos alunos matriculados aderisse ao movimento. Isso sem falar nos centros acadêmicos do interior. As pessoas que estão lá foram escolhidas pelos diretórios acadêmicos em acordo (uma possível eleição) com os estudantes dos respectivos cursos? Caso as respostas sejam: não, não temos mais da metade dos estudantes aqui e não, não temos represantantes eleitos dos cursos, então acho que o movimento devia ser repensando. É louvável que haja uma mobilização contra o projeto do reuni, mas como a Arthemísia falou, se não houver representação, não há nada de democrático no movimento. De toda forma, analisem se ainda faz sentido permanecer na reitoria se não há conversação da parte do reitor, os maiores prejudicados a curto prazo são os próprios alunos (os bolsistas) e os funciários e a longo prazo talvez toda a universidade devido ao corte do repasse de verbas da reitoria para o centros. Espero que vocês tenham em mente que os fins não justificam os meios.

Anônimo disse...

pra os ocupantes sairem, vao precisar de uma pequena vitoria, ou serem expulsos por policia (é o que todos la desejam) ou ter uma promessa de reunião com o reitor pra discutir, o que como sabemos nao vai dar em nada, amiguinhos, ou a raitoria fecha ou abre, não venham com essa de parcialmente aberta. quem sao voces po? e quem voces pensam que sao? isso nao ta sendo democratico, e apesar de gostar muito do movimento, isso ja ta passando do limite, saiam dai antes que a opiniao, dos estudantes fique ainda pior contra voces!

Anônimo disse...

Os invasores representam a maioria dos estudantes descompromissados em saber do que se trata realmente o Reuni (já que o processo parece ter sido feito de um jeito para nós engulirmos mesmo e cabôsse). É cômodo criticar a ocupação, sem pensar que tudo já começou de um jeito que não iria lhe consultar e vai lhe afetar. Acho que a questão principal aqui é a da transparência das coisas, da preguiça de muitos, e a de um bando de pertubado que não tem o que fazer e prefere gastar energia criticando ao invés de, no mínimo, ficarem calados ou falar com educação. Vocês gostam da baderna pela baderna (e ainda falam dos "invasores"). Representam o Brasil que não se dá nem a chance de ser outra coisa, quando cortam qualquer iniciativa através de velhos preconceitos, mesquinharias e "descaso participativo" . Deixem de ser assim. O Mundo mudou, viu?

Anônimo disse...

Para aqueles/as e estão apenas criticando muito provavelmente sem qualquer informação mais precisa além dos boatos e informações q circulam pela internet, além d estarem olhando apenas na lógica da democracia q chamam d representativa... proponho q se informem melhor, q possam ir lá na Reitoria para conhecer como está o movimento, ler sem o olhar viciado da alienação os materiais q circulam produzidos pela OCUAPÇÃO e aliad@s.

Não fiquem falando d fora, distantes e covardemente.

Não tenho tempo pra comentar mais precisamente em detalhes as falas d vcs, até pq trabalho, estudo e ainda por cima estou lutando em benefício d vcs tb. E quem tá lá tb tá se lascando pra dar conta d suas vidas individuais, com toda a carga d coisas das quais precisam dar conta e ainda lutando por vcs tb, q não demonstram o mínimo d sensibilidade ou sensatez ao se referir ao MOVIMENTO.

Tenham menos egoísmo e tenham um pocuo d criticidade, eu falei criticidade, o q quer dizer ter visão própria a partir d seus referências construídos com o máximo d respeito à realidade, e não ficar reproduzindo os discursinhos q o poder lhes impõe.

Informem-se, comenoquem-se... e ao menos OCUPEM A EITORIA DENTRO DE VC...

Anônimo disse...

olha, se voce ta ai lutando por mim, esquece, por que os ocupantes tao lutando por si só e pelos partidos que apesar de ter pequena imfluencia, ao que parece estao lá.
bem eu votei no reitor, e eu votei no DCE, e acredito que o processo democratico é confiar nessas lideranças (das quais no fim das contas tambem sou totalmente descrente) mas não venha falar que esta lutando por mim, por que não pedi, e nem quero essa luta. alias, vcs ja perderam. vao lutar por maior representação no conselho, ou Escolher MELHORES representantes. ISSO é DEMOCRACIA. e acredite não estou feliz com ela, mas ir contra princípios eticos e morais... ai não dá

Anônimo disse...

Me sinto na novela das 8.

Anônimo disse...

Ta mais pra novela mexicana de Zorro em que o Zorro nunca aparece.

Os invasores sem noção e o Reitor sem atitude.

É lastimável.

Me falaram até que o Reitor chorou em reunião com os funcionários.

Ele tá muito mole. Já devia ter botado pra quebrar.

Anônimo disse...

"os invasores a quem representam?" com certeza essa pessoa não sabe a importância de uma universidade pública e gratuita...os estudantes que estão ocupando a reitoria representam a resistência contra essa postura autoritária e vertical por parte da gestão da universidade.
a própria adufepe divulgou uma carta de apoio à ocupação...às reivindicações dos estudantes, inclusive estranhsndo o fato dos funcionários da contabilidade não comparecerem ao trabalho...ou seja, a culpa pelo não pagamento das bolsas e salários não é dos ocupantes.

Anônimo disse...

Quem vai garantir o pagamento da minha bolsa? O meu almoço? O carregamento do passe fácil? hein,hein !!! Voces? Serahhh!!!

Anônimo disse...

Como falei pra vcs bando de otário. leia abaixo.

Provisoriamente, o Protocolo Geral da UFPE está funcionando, a partir dessa quinta-feira (08), nas instalações da Divisão de Material. Também de forma temporária, o Departamento de Contabilidade e Finanças (DCF) da Proplan está recebendo os processos de empenho no Laboratório 02 do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

A UFPE é muito maior que vcs.

Quero ver vcs ocuparem os outros prédios.

Ensoca a Reitoria no C.

Anônimo disse...

Mensageiro do Inferno, vc é um coitado q merece compaixão,cara. Como é q se passa a isso?!?

Acho q d fato não tem o q fazer e fica tentando arrumar alguma coisa perversa pra ocupar seu tempo - sado-masoquista!

Idiota, no sentido clínico mesmo da palavra, deixa d ser assim. Vc nem tem argumento, cara. Fica com picuinha. Como se isso significasse alguma coisa, além d idiotice.

Pelo q percebi, vc nem debater quer, pq não tem capacidade pra isso mesmo. Então, quando ver alguma coisa q vc falar, nem me preocuparei em responder, pq nem isso merece.

Caso queira debater, quando tiver tempo, entrarei no debate.

Anônimo disse...

Poxa, é difícil criticar a ocupação sem cair no ad hominem né?

Anônimo disse...

O reitor tem: a UNE, o Jornal do Comércio, Jamildo, a Polícia Federal, o Batalhão de Choque e a opinião de meio mundo de bolsistas inocentes, acadêmicos preocupados com o último suicídio do CFCH, e alguns tipos especialmente "críticos" que vêm aqui. Tudo isso liderado pela gostosinha da Lúcia Stumpf, que veio da puta que pariu somente pra explicar como o Reuni pode ser mais divertido do que um boquete.

Cara, eu já teria desistido... Afinal, pra quê universidade pública, gratuita e de qualidade se você pode ter cineastas?

Anônimo disse...

Creio que vocês não sabem o que estão fazendo, por que senão não estariam prejudicando pessoas que não tem nada a ver com o REUNI. A questão não é o REUNI, não falem besteira. Não é depredando, sujando e prejudicando pessoas que se ganha alguma coisa. Bolsistas estão sendo prejudicados, pensionistas estão sendo prejudicados, aposentados estão sendo prejudicados e tantos outros. Inclusive o centro de acadêmico de vitória já foi prejudicado... o que estão esperando. Lutem mas com decência e respeito pelo o que é público. Desocupem ja Reitoria já!!!

Anônimo disse...

Olá ocupantes, venho aqui prestar a minha solidariedade a vocês. É uma vergonha que a matéria mais comentada do blog seja a que se refere sobre o pagamento das bolsas de estudante. Isto mostra a qualidade do bolsista da Ufpe, mas bem, isto é outra questão.
Vim aqui pra lhes propor a idéia de se fazerem camisas com o Título "Eu quero discutir o Reuni" ou "Você sabe o que é o Reuni?" e ir nas aulas, andar na Ufpe, marcar dia de "camisata" e tudo mais. É um meio bem expressivo de divulgar a causa, aliás, só mais um meio. Vou ver se passo por aí amanhã, não dá pra confiar só no Jornal do Comércio e em Amaro Lins, quero ouvir vocês também.

Anônimo disse...

É incrível como a "vermicidade" toma conta até dos meios universitários...um bando de moleques que não têm vontade,opinião ou crítica política...só o que o universitários sabem é simplesmente rejeitar uma situação sem sequer pensar sobre..já dizia Pacth Adams "o problema da humanidade é que apenas 10% dela pensa,o resto segue visões predeterminadas"
quero deixar claro que também não apoio a ocupação ,mas por um simples motivo,ela foi feita de forma e na hora errada...infelizmente se não há adesão fica difícil lutar por uma causa.E como até na UFPE a ignorância política e a consciência social já se faz presente,fica realmente difícil lutar por uma causa justa!!
E quanto essa tal de menssageiro do inferno ,o melhor a se fazer é ignorar pq gente asim existe apenas para atrasar a humanidade como um todo!!!

Anônimo disse...

Não escrevo aqui para elogiar ou criticar o REUNI, mas para pedir um pouco de reflexão sobre a ocupação da reitoria. É legítimo que algumas pessoas se sintam representantes de toda a comunidade acadêmica (e de toda a sociedade) para protestar dessa forma? O direito de discordar do REUNI lhes dá o suposto direito de impor sua vontade sobre o direito legítimo de ir e vir, trabalhar e estudar de todos os demais? Podemos discordar da opinião de alguém, mas não podemos impor a nossa vontade. A decisão sobre o REUNI deve ser debatida nos foros adequados, pelos meios legais, mas nunca questionada sob a forma da arbitrariedade. É o trabalho incansável, a honestidade e a solidariedade que podem mudar esse país, não a violência e o arbítrio.
Pensem todos e tomem atitudes socialmente responsáveis.

Anônimo disse...

Companheiros, vamos desocupar essa zorra, acho que não tem 20 de voces ai dentro.

Anônimo disse...

a adufepe, divulgou uma carta de apoio. Ok e ela tbm ta na reitoria, tem professor da adufepe??? a dufepe sempre usa estudantada como mmassa de manobra, quando faz campanha salarial, pede um monte de coisas, inclusive junto com os estudantes, quando o governo fecha um acordinho salarial com eles e esquece o resto todo, eles acabam a greve e a estudantada ica na mao, ja presenciei isso 3 vezes, desde 2000 processos de greve dos quais eu fiz parte, e hj vejo o quao manobrado eu fui! Desestudantes que estao na reitoria, é louvavel sua causa inicial, mas ela ja acabou. ja chamaram a atenção!!! saiam dai, tao esperando o que? a policia pra aparecer no jornal parecendo coitadinhos??? acho que so pode ser isso, ou ordem superior partidaria, ou ainda uma carta aberta da adufepe.

imagina se todo mundo que ficar puto agora for invadir predio publico, vcs ai nao tao represntando nimguem, nao tao lutando pela democracia da universidade e estao com o ego cheio achando que vao salvar o futuro sendo herois. marcha soldado cabeça de papel isso sim.

o movimennto devia reinar pelo exemplo e voces so me envergonham quanto a estudante.

Anônimo disse...

Querido Rodrigo S....essa "ocupação" já está atrapalhando bastante a vida dos bolsistas...agora vc quer que ele atrapalhe as aulas tbm?
tomem vergonha na cara vcs não estão representando os alunos vcs querem aparecer!

Anônimo disse...

Quando disse "ir nas aulas", refiro-me às nossas aulas, pois nós como estudantes podemos ir com a camisa que quisermos para as aulas.

Anônimo disse...

com ja foi dito, ja passou o tempo dessa ocupação, vcs ja conseguiram chamar bastante a atenção para a causa que por sinal é válida, porem as formas como estão sendo conduzidas é que estão prejudicando a própria entidade da UFPE e os estudantes que dependem da bolsa para chegar na faculdade como andei conversando com alguns colegas. eu consigo chegar na faculdade por meio de dinheiro dos pais ainda, e aqueles que dependem da bolsa pra garantir o passe facil e chegar pra assistir aula?
pior ainda para aqueles que pagam passagem C.
muito bom pra vcs que possuem meios de conseguir alguma grana sem depender de bolsa! se fossem mais estrategicos teriam ocupado apos o pagamento dessas bolsas....poderiam ficar aí por um mes inteiro. antes de agir com revolta e raiva tem que haver a estrategia bem elaborada!

Anônimo disse...

saiam dai seus estudantes mediocres que procuram apenas uma brechinha para aparecer, voces sao apenas uma minoria,nao passam apenas de palhaços querendo tumultuar!! bando de aluno sem vergonha, vao pra casa dormir que é o melhor que voces fazem.

Anônimo disse...

to doido pra ver a policia descendo o cassete em voces!!!! é o mínimo que voces merecem!!

Anônimo disse...

Huhuahauhauauhauauhuauahuaha.

Muito engraçado tudo isso.

Nossa universidade está de fato FUDIDA!

São vocês os estudantes da UFPE é??
Como se pode continuar chamando isso de universidade, de "lugar onde se pensa"? Puta merda!

Esclarecendo: Não faço parte da ocupação!

Vocês são uns alienados ignorantes. Tal como, mas muito mais, esses que são contra a ocupação são sim uns simples coitados "manobráveis"!!!!!

Vocês não sabem porque existem. Vocês são aquele tipo de pessoas que nunca se fizeram a pergunta: "por que eu existo?". Pois no dia em que fizerem, entram numa depressão devastadora, e suicidam-se!!!!! Vocês são uns vegetais, que se negam a uma atividade cerebral. Nunca vi tanto mal-amado assim: os que aqui comentam contra (sem saber de absolutamente porra nenhuma) e os partidários da ocupação (Leia-se PSTU e PSOL)!!!!!!!!!!

São um bando de lixo, que so fazem com que eu crie ojeriza a esta universidade (na qual estudo) !!!

Seus macabéas!!!!!!!!!

Vivem sem sequer saber pra quê! Só sabem que existem, e olhe lá! E divertem-se escrevendo asneiras e idotices sem fundamento nenhum, baseado em um jornalzinho de merda, contra aqueles que, fazendo certo ou errado, estão tentando fazer alguma coisa sério, e o melhor!!!!!

Bolsistas caralho, entendam que quem não quis pagá-los foi Amaro seus porra!!! Vocês são tão burros assim é? Ou vocês se negam a enxergar isso? Com certeza tem bolsista dentro daquela ocupação, e vocês acham que não iam tentar fazer nada????? Amaro se negou a pagar seus putos!!!!!

Anônimos, Arthemísia, Soares, Guilherme Aguiar, Bruno Medeiros, Otto, PSTU, PSOL e o resto: Vocês são uns vegetais; um lixo inapropriado para o espaço em que estão. Vão estudar, criticizar seus poucos neurônios!

Vocês são uma matéria bruto, bem pesada, muito pesada mesmo, que, infelizmente, a UFPE tem que carregar!

SOUZA VIANA disse...

Gente, bom dia.

POR FAVOR, PEÇO QUE TODOS LEIAM ISSO ANTES DE COMENTAR, INCLUSIVE OS QUE ESTÃO FAZENDO PARTE DA OCUPAÇÃO E OS QUE SÃO CONTRA ELA.

Por favor, peço aos organizadores do blog que havendo a necessidade de correção de dados ou relacionados, o façam o quanto antes.

Queria tentar exclarecer e comentar algumas coisas aqui:

Primeiro: acho que QUEM NÃO TEM nada de construtivo pra escrever por aqui, poderia se abster desse trabalho; primeiro porque não ajuda ao pessoal da ocupação, não ajuda a Comissão que se diz representar o universo acadêmico, muito menos contribui com a posição referente às decisões do Reitor em suas posições.

Segundo: disse-se: "eu votei no reitor, e eu votei no DCE, e acredito que o processo democratico é confiar nessas lideranças (das quais no fim das contas tambem sou totalmente descrente)". Otto, vc não deixa de ter razão. A eleição deveria fincionar e existir pra isso. Mas não se engane com essa história de "eu votei no Reitor", porque existe uma comissão institucional que decide pela aprovação ou reprovação dos "eleitos" pelos alunos. Trocando em miúdos, NINGUÉM QUE SEJA ALUNO OU FUNCIONÁRIO EM SUA MAIORIA É RESPONSÁVEL PELA ELEIÇÃO DO REITOR, porque nossos dedinhos nas urnas, na prática, servem simplesmente para uma mera estatística eleitorial. Menos de 10% dos funcionários tem poder de voto, e referindo-me aos alunos, 0% tem esse poder. Então, não se iluda pensando que foi vc que elegeu o reitor, porque isso é pura demagogia.

Terceiro: Muita gente não se contém de raiva por estar sem receber suas bolsas e salários "por causa da ocupação". Concordo. É um absurdo que a Reitoria não conceda o pagamento, até porque conversei com funcionários da Reitoria e muitos disseram não querer trabalhar nessas condições, como também conversei com alunos bolsistas de Biomedicina e Educação Física e, de mais ou menos uns 20 a 25 de cada curso desses, 2, no todo, sabiam do que se tratava o Reuni. Então, aqui me volto pra o pessoal da ocupação. O trabalho de divulgação do "porquê" das coisas está muito preso ao núcleo dos estudantes da própria ocupação e aos seus relacionados. Não há opinião da massa da academia sobre isso. A GRANDE MAIORIA NÃO FAZ IDÉIA DO QUE ISSO SIGNIFICA, ALÉM DE ESTAR IRADA, E COM RAZÃO, DE ESTAR SEM O RECEBIMENTO DAS BOLSAS, apesar de nós que apoiamos a ocupação sabermos que essa questão do atraso do dinheiro dos bolsistas e funcionários é uma manobra do Reitor para colocar o universo acadêmico contra os ocupantes.
Também não acho sensato permitir que os ocupantes venham tentar dizer que a ocupação é algo democrático ou uma luta de todos. Muita gente não apóia a ocupação por causa da demagogia que surge no meio organizacional ocupante. Ocupar é uma das várias formas de revolução, e revolução, em qualquer lado ou sentido que seja, NÃO É DEMOCRÁTICA, sem também falar que essa história de "democracia" e "direito de todos" é pura utopia teórico-política, porque ninguém vive essa prática no país, muito menos na universidade; "Tanto sabe disso o Reitor, que não quis aceitar a idéia de um plebiscito para arpovação do alunado, porque muitos não íam votar por nem saberem do que se trata o REUNI e só os alunos mais conscientes politicamente iriam se dar ao trabalho de votar, o que faria com que o REUNI não fosse aprovado DEMOCRATICAMENTE" - isso entre aspas foi uma opinião de duas alunas, uma de biomedicina e uma de educação física das quais conversei.

Quarto: Ao pessoal da ocupação, essa idéia de "todos à luta", "unidos trabalhadores", "companheiros", blá, blá, blá, já não surte o mesmo efeito que outrora. O que temos que fazer é conseguir inserir no meio da opinião pública as questões que são postadas em pauta pelo REUNI, quais suas consequências e provar por A + B que "ninguém mais que os filhos da massa, como sempre, não terão a mínima chance de sairem bons profissionais da universidade com o dobro de alunado relativo ao que lá já se encontra, com a estrutura física atual da universidade e mostrar que esse finaciamento NUNCA vai acontecer como dizem as pautas regulamentais do projeto. Fazendo isso, aí sim conseguiremos algo realmente válido.

Quinto: Não vale a pena ficar perdendo tempo respondendo a esses e/ou essas "mensageiros de lá ou de não sei o que" e "anônimos". Se essas pessoas realmente quisessem conversar, fariam como fizeram os outros comentadores.

Sexto: A influência partidária no meio da ocupão EXISTE SIM, contudo os ocupantes apartidários e independetes são maioria. E pra quem pensa que só tem 20 pessoas lá dentro, aconselho aparecer por lá e dar uma olhada no que se passa antes de comentar qualquer coisa, afinal, não existe mais crianças dentro desse espaço. Lá tem professores, pais de família e trabalhadores que faltam seus trabalhos pra irem pra ocupação.

Sétimo: O pessoal da ocupação está OCUPANDO porque, no momento e a priori, essa é a única saída que consequencia em efeitos práticos a curto prazo. Contudo, todos conscientes políticos sabem que nenhuma ocupação é democrática, muito menos as atitudes da Comissão de Representação Acadêmica e muito menos a atitude da Reitoria. Se tivéssesmos o apoio de todos os que criticam o REUNI e DE TODOS OS QUE CRITICAM A OCUPAÇÃO - e mesmo aos que são a favor do REUNI irem e representarem o lado "a favor" da academia, que vc são os mais ausentes, por sinal - para organizarmos passetas e protestos pacíficos e/ou conversas e assembléias com um número representativo de pessoas, dentro e fora da universidade, NÃO HAVERIA NECESSIDADE ALGUMA DE OCUPAÇÃO. Ela está havendo porque a consciência política na universidade é mínima e porque é só assim que funcionam as manobras políticas.

.

Anônimo disse...

Júnior,

Antes de me xingar você devia no minimo saber o que penso e não apenas se basear no que pergunto (além de não ter percebido o que perguntei)
Sei que a Ocupação tomou e toma medidas para viabilizar o pagamento das bolsas e etc, enquanto o reitor não.
Assim se deduz que Amaro não esta interessado nem nas folhas de pagamentos e quanto ao resto?
Não sou um vegetal, nem lixo inapropriado.
É uma pena que você não entendeu o meu protesto, pois questionei sabendo as respostas cabiveis para minhas questões.
Espero que você estude e criticize mais seus neurônios e assim apreenda conversar(debater,discutir) no mesmo nível que o eu.

Anônimo disse...

Digo se "basear" ou seja sem perceber as entre linhas, a metafora, a intenção das minhas perguntas.
Você ja viu o dialogo entre a Ocupação e o Magnifico Profº Reitor
Amaro?

Sinceramente: sem pensar em causas ou etc, apenas no dialogo quem teria mais credibilidade?

Não faço parte da ocupação mas ja estive presente em um reunião entre a ocupação e o Magnifico Profº Reitor Amaro.

Anônimo disse...

Notícias Quarta-Feira, 07 de novembro de 2007
JC e-mail 3385, de 07 de Novembro de 2007.

Secretários Regionais da SBPC no Sul e Sudeste manifestam-se contra o Reuni

Na visão de seis secretários regionais, o programa não contribui para a
qualidade da Universidade Pública Brasileira

Leia o manifesto, divulgado nesta terça-feira:

Os Secretários Regionais da SBPC das regiões Sul e Sudeste, Maria Alice Lahorgue e Maíra Baumgarten (RS), Marcos Cesar Danhoni (PR), Maria Suely Soares (seccional Curitiba), Suzana Salem Vasconcelos e João Ernesto Carvalho (SP), reunidos em Porto Alegre nos dias 29 e 30 de outubro de 2007, discutiram as linhas gerais do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação das Instituições Federais de Ensino Superior e manifestam seu estranhamento e preocupação diante da constatação de que tal programa representa a prática de políticas contidas na proposta de Reforma do Ensino Superior do Governo Federal, as quais ferem frontalmente a concepção e a autonomia da Universidade Brasileira e apresentam sérias implicações futuras em relação à qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão nestas instituições.

Em relação aos pontos mais relevantes, os secretários consideraram:

- Ao condicionar a expansão e reestruturação ao cumprimento de metas, que são de competência acadêmica das Ifes, como a disposição de cursos e programas de ensino e a organização curricular, ele fere o Artigo 207 da Constituição Federal, que garante a Autonomia Universitária.

- As duas metas às quais todos os Projetos do Reuni estão submetidos, ou seja, 90% de taxa de aprovação e a relação de 18 alunos por professor, são incompatíveis com a qualidade de ensino.

- A elevação da relação aluno/professor, num contexto de ampliação do acesso ao ensino superior público é uma medida que vai concorrer na direção oposta da melhoria da taxa de conclusão (diplomação).

- A inclusão de egressos do ensino médio, com maior carência de formação geral sólida, requer uma maior atenção didática/pedagó gica e, portanto, um atendimento diferenciado, que deve resultar em um número menor de alunos por professor.

- O financiamento para o Reuni é muito tímido para os objetivos gerais esperados, com um custo médio para as novas vagas 50% menor em relação às vagas atuais, o que, ao final dos cinco anos de programa, vai resultar numa forte diminuição do investimento por aluno no ensino superior, que deve refletir negativamente na qualidade de ensino.

- Tudo isto, aliado à restrição da ampliação dos gastos com pessoal no serviço público federal, imposta pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), deve causar um aprofundamento da precarização do trabalho docente nas Ifes.

Desta forma, os secretários de finiram uma posição contrária ao Reuni, por entender que este Programa não contribui para a qualidade da Universidade Pública Brasileira.

Anônimo disse...

cinco bombas atom....

bem, voce resume muito do ocorrido com muita coerencia. Democracia, é uma coisa que so estamos vivendo no nome, exatamente por isso que eu tenho descrença nela, mas , a primeira campanha de amaro pra reitoria teve imenso apoio dos estudantes, foi nosso candidado venceu, e agora esta fazendo cagada (ou nao). o fato é enquanto ele toma as decisoes em conformação com os estudantes de pseudo esquerda revolucionaria, a democracia anda as mil maravilhas, mas quando ele toma uma decisao inarbitraria seguindo a onda governamental, a democracia nao funciona, o que eu quero dizer é que concordo com voce, que esse sistema nao esta funcionando, por que a gigantesca massa nao participa, e quando os que participam agem, fazem coisas sem nexo, como esta sendo o prolongamento desta ocupaçao que voce tem que admitir que ja foi longe demais.
nimguem é perfeito nenhum sistema é inabalavel, e as verdades absolutas nunca existiram.

ao mensageiro do infe...
Vai se tratar amigo, e estudar biologia, voce ta muito nervoso.

Anônimo disse...

Querido Rodrigo S. somos bolsistas a favor do recebimento de nossos pagamentos. E viemos nos defender, pois tanto é injusto falar sobre qualidade dos bolsistas quanto é falar para os universitáios que estão ocupando a reitoria que todos são vagabundos.A gente realmente precisa desse dinheiro para sustentar o nosso transporte para chegar na universidade, custear os nossos materiais da faculdade...Por isso, é no mínimo medíocre da sua parte falar que a gente não tem que lutar por isso, já que vamos ser muito prejudicados. Estamos pensando até em fazer uma ocupação na ocupação da reitoria!!Passar bem!!

Unknown disse...

Companheiros,

Segue abaixo os links p/ o vídeo da sessão fechada do COUN do dia 30/10, que deliberou sobre o plebiscito, e a adesão da UFPR ao REUNI, apesar da ocupação não estar disponibilizando estes vídeos nem se esforçando em divulgá-los me sinto no direito em passar os links p/ outros companheiros que estão na luta, por uma atitude anti-democrática os conselheiros votaram por impedir a filmagem no meio da sessão antes que entrasse em pauta o REUNI, mesmo assim conseguimos captar o audio. Cientes de que poucos até agora sabem como foi esse COUN que se reuniu de maneira praticamente secreta, o DCE/UFPR e o Coletivo Soylocoporti repassam esse vídeo para que todos os estudantes saibam o que aconteceu em tal sessão e pedimos que seja divulgado para suas respectivas listas.

O Vídeo está dividido em três partes:

.

http://www.youtube.com/soyporti

http://www.youtube.com/watch? v=v9VWdLP2qHg

http://www.youtube.com/watch? v=dChalTw- wA8

Saudações,

Gustavo Castro

www.dce.ufpr.br
www.soylocoporti.org.br

Anônimo disse...

vão arrumar uma troxa de roupa pra lavar, bando de desocupados!!
tô cheia de conta atrasada pra pagar por causa de vcs!! parem d lutar por mim, por favor! assim vcs ajudam mais...

Anônimo disse...

Esse anônimo ai é uma mulher. Essas mulheres não sabem de nada! Realmente confirmamos que mulheres não nasceram para assuntos sérios!!! Política é coisa para homem, vão lavar a louça bando de mulheres acomodadas... esse é o papel de vocês!

Anônimo disse...

O repasse das bolsas estava atrasado antes da ocupaçao, bela jogada do reitor amaro lins.

Mas, vendo que o muro iria cair para o seu lado, resolveu recuar, mas negando os beneficios que "iriam" inicar agora (sorte dele hein..)

bem, no mais, muitos bolsistas estavam ameaçando fazer greve, e nao pagando os funcionarios iria ser uma bola de neve em amaro

Anônimo disse...

Quem são vcs bando de invasores. Se escondem atrás de cartazes de protesto. Mas não deixam de ser bonecos manipuláveis por entidades politizadas que sempre dizem "vamos melhorar a qualidade da UFPE" e ao mesmo tempo não dão um dia sequer de trabalho em favor dela. Sempre querem que os outros facilitem suas vidas.

É sempre um jogo de troca de favores e de interesses.

Os seus representantes (DA´s, DCE, Sintufepe, Adufepe, etc.) estão sempre na reitoria tomando um cafezinho e no final do ano garanto que vcs todos estão no beija-mão desejando um bom natal e ano novo e agradecendo pelo ano que passou ao Reitor.

Já vi outros protestos assim e sei que no final, na sua maioria, os participantes se tornam hipócritas.

Então, pelo meu saber, neste final de semana a PF vai retirar este povinho podre da Reitoria e sei que os pobres assaliados da limpeza vão ter um trabalhão na segunda pra limpar a merda de vcs.

De toda forma, até a festa do final do ano no gabinete.

Sei que vcs não perderiam, bando de oportunistas.

Ps. de boas intenções o inferno tá cheio

Anônimo disse...

Bando de invasores. Elegemos o reitor e ele nos representará firme e forte até o final de seu mandato. Nós que somos contra esa ocupação, somos a favor do PROUNI sim e com muitu orgulho.

posso falar pelo nome dos que aqui são meus colegas como oto, artemisia, guilherme, soares e os outros. O prouni naum eh esas coisas ruins que voces dizem por ai nao. seus metidos a a sabixões.
nos somos muitu mas intelingentes q voces.

Anônimo disse...

O engraçado é que se o REUNI for aprovado e for realmente essa merda toda. Esse pessoal que tá doido que a policia bata nos ocupantes não vão ter diploma com valor algum e vai ficar chorando porque não sabe como aconteceu a desvalorização da universidade público, justo porque é um ignorante politico.
Estou distante da ocupação, mas acho ela legitima até o ponto em que tenha uma grande quantidade de alunos, sinceramente - um número menor de 40 pessoas não é representativo nem legitimo. Já se conseguimos novamente 80, 90, 250 (como conseguimos algumas vezes), já é uma coisa importante.

Anônimo disse...

Gente não tô dizendo q o pstu é santo e blá blá blá não, mas, tipo, tá na cara q esse araújo aí não passa de um fake.
A galera pode ser o q for, mas n usa palavras de baixo calão e xinga mulheres, muito pelo contrário, eles acabam até sendo meio chatos com seus debates estremamente político-teóricos.
=p

Anônimo disse...

essa ocupação já deu o que tinha que dar.
já tá na hora de desocupar a reitoria.

Anônimo disse...

Realmente é bem instigante o fato de a bolsa ter suscitado esse fuzuê todo de palavas.... os bolsistam vivem no maior aperto, e muitos são de fora, como vão arcar com as contas???? Não só eles como os demais, sabe o que é faltar aquilo que lhe garante algum sustento nesse mundo cão??? Mas afinal eles estão perdendo muito tempo tentando consiguir algo nesse mundo de cão que terminam virando anonimos...
Outra coisa, esse debate virou uma briga de egos sobre quem é manobrado ou nao, quem tem mais consciencia ou nao... mas eu pergunto quem é tão independente assim nesse mundo... somos todos de alguma forma influenciados, nao venham me disser que vcs são os bambambans da situação.... todos tem opiniões neutras e independentes. bem tecidas ou nao todos tem opiniao, assim, temos até que conviver com aqueles que nao tão nem ai pro reuni etc... se a briga politica nao atingir os anonimos vcs são conseguir até alguma coisa e eles nem vão perceber as mudanças...
Vcs são tao pensantes mas nem pensam no modo como vao ocupar ou protestar.... nessas horas apelam para o trivial...ou para a bagunça??? alguem poderia prever que pagamentos poderiam atrasar e que o reitor com certeza usuaria isso a favor dele, e os estudantes iriam chiar....mas... vamos ocupar.
o esforço da ocupação valeria o esforço de uma boa campanha e eventos contra o reuni, mas.... vamos ocupar. a cupação so vem quando a massa critica estiver pronta para estoura a barragem... é minha opinao desculpem se sou manobrado...

Anônimo disse...

Não sou colega de Anônimo, não posso ser colega de alguem que não conheço, que nem se indentifica e ainda afirma algo que não falei. Se é que o guilherme que ele se referiu foi a minha pessoa

Não sou a favor de algumas atitudes da ocupação e nem de algumas do reitor.

Sou a favor do dialogo e infelizmente constatei que ambos lados possuem suas intransigencias.

Anônimo disse...

Atenção invasores da UFPE - Vocês serão os próximos.

Tropa de Choque desocupa reitoria da PUC-SP
2007.11.10

Na madrugada deste sábado (10), aproximadamente 250 estudantes desocuparam a reitoria da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), após ação surpresa de policiais da Tropa de Choque, que executaram mandado de reintegração de posse expedido pelo juiz Felipe de Mello Franco, da 24ª Vara Cível do Fórum Central Cível João Mendes Júnior, na última terça-feira (6).

A desocupação começou por volta das 2h50 da manhã deste sábado (10) e foi realizada de forma pacífica, ainda que os estudantes se mantivessem em frente ao prédio da reitoria, localizado no campus Monte Alegre, em Perdizes (zona oeste de São Paulo).

Segundo informações de uma aluna participante do protesto, assim que entraram no prédio, os policiais levaram todos os alunos para uma sala e os liberaram após colherem seus nomes e números de RG. Cerca de 110 policias da Tropa de Choque participaram da operação.

A reitoria da PUC-SP estava ocupada desde segunda-feira (05), depois de uma audiência pública promovida pela direção da universidade, que tinha por objetivo falar aos alunos sobre seu "redesenho institucional". A idéia, de acordo com a direção, é de que a instituição tenha novas estruturas que permitam "dinâmicas mais ágeis e integradas para a realização de suas atividades-fim".

Alguns estudantes, no entanto, se mostraram contrários ao "redesenho", sob alegação de que a estrutura aumentaria uma centralização de decisões, acabando com a autonomia dos cursos e privilegiando os que geram mais lucro.

-----------------------------

UIA VAI TER PAU NAS COXAS

Anônimo disse...

JESEUS, O ANALQUISTA Disse:

QUE TESÃO…

BANDIDO É NA CADEIA, E GENTE BOA É NA RUA !!!

PAU NO CU DOS PSEUDO-INTELECTUAIS-INVASORES!!!

VÃO PROCURAR LUGAR PARA DORMIR E MORAR, SEUS VAGABUNDOS!

Anônimo disse...

A mensagem acima não é original

mas serve do mesmo jeito pra vcs seus putos.

Pau em vcs, mas não é pau do bem !!!

É porrada mesmo.

Anônimo disse...

ai ja ficou infantil, meninos de 11 anos argumentam assim.
voce deve ter entrado na universidade (se é que entrou) pela porta dos fundos, e deve conseguir permanecer nela como um verme.

olha só, tbm nao gosto da ocupação, tbm me sinto agredido com isso, mas... palavrão é falta de argumento.

como bem sabemos, os desestudantes ocupados, tiveram a chance de sair com dignidade, tao esperando a puliça chegar pra tirar eles, pra depois dizerem, oReitorUsouDePraticasDitatoriaisDeForçaContraJovensEstudantesQueSomenteQueriamUmaReuniao... ora bem, acho que nimguem cai mais nessa
...

Anônimo disse...

Ei otto, vai tomar no cú!

Anônimo disse...

Não se forma lutadores com Estupro de conscientização...
Pois é, acho que muitos comentários já bastavam para o fim desta ocupação. Eu como ex-ocupante me coloco neste blog onde parece que o pequeno número de pessoas que permanecem não se dão nem o trabalho de ler, pra perceber que dialogar com os estudantes não vão conseguir. Já passou dos limites. Não sei quem é mais intransigente, se o reitor ou os estudantes ocupantes. Enquanto bolsista da UFPE refaço a pergunta: quem vai pagar minhas contas? quem vai me dá de comer? Quem vai pagar a minha bolsa? vcs? o reitor? Quando? até quando vou ter que esperar que uma questão política, da educação, ou do "caralho de asa" vai ser mais importante que as condições objetivas de vida do individuo, até quando uma luta é légitima? quando ela não considera que esta mexendo com a sobrevivencia das pessoas? Lutar a favor da humanidade, sendo desumanos? e isso não significa apenas ter o que comer não, pois a vida é mais que isso.
EGOISTAS!!!!!!!!!!!!! ISSO QUE ESTÃO SENDO!!!!!!!! EGOISTAS!!!!!!!!!
E mais, a LUTA É DE TODOS E TODAS, não queiram ser os herois da UFPE, os salvadores da universidade pública e de qualidade, pois essa vitória só se dá em conjunto, mais um conjunto bem maior do que o minimo grupo que ainda permanece alojados na reitoria. Querem mobilizar? Vão para o campus tentar dialogar! acho pouco provavel que consigam, pois NÃO SE FORMA LUTADOR#S COM ESTUPRO DE CONSCIENTIZAÇÃO.

A LUTA CONTRA O REUNI CONTINUA! Mas não na reitoria, a luta agora é no Campus!

Anônimo disse...

vai tomar no cú tu também hedgard. quero que você e sua bolsa tomem no cú, to pouco me fudendo pra isso!

Anônimo disse...

POIS É!!!ENAUQNTO ISSO, EU, ESTUDANTE DO INTERIOR, QUE PRECISO DA BOLSA PRA SOBREVIVER EM RECIFE, TENHO UE AGUENTAR AS CONSEQUENCIAS DESSA OCUPAÇÃO...GALERA, VÃO PRA CASA, JÁ DEU!!!!EM VEZ DE RECEBER APOIO DOS DEMAIS ESTUDANTES VOCES ESTÃO PERDENDO A CREDIBILIDADE QUE AINDA RESTA EM VOCES...EU QUERO VER, QUANDO VOCES COMEÇAREM TER QUE TRABALHAR E SE SUSTENTAR, É MITO FÁCIL TER ESSE DIRCURSO E ATITUDES QUANDO SE É SUSTENTADO PELOS PAIS!E É CLARO QUE O REITOR NÃO TEM QUE ACEITAR CONCESSOES FEITAS POR VOCES!VOCES É QUE SAO OS ERRADOS DA HISTORIA!SE MANQUEM

Anônimo disse...

bando de putos

querem pau ???

vão pro anibal bruno fazer papel de esposa de bandido.

Anônimo disse...

vão se fuder bolsistas, independentes, partidários, os que são contra e os que são a favor!!!!! Quero que vocês todos tomem no CÚ !!!!!!!!!!!!!!!!

ANARQUIA CARALHO!!!! Vamos pôr fogo naquela reitoria!!!!!!!!!!



Queimar Queimar Queimar !!!

cheirar pó, beber e se masturbar!!!



Queimar Queimar Queimar !!!

fuder, bater e quebrar !!!



Queimar Queimar Queimar !!!

s'emputecer, desobedecer e anarquizar !!!



seus FILHOS DA PUTA !!!!!

Anônimo disse...

ANARQUIA

ANARQUIA

ANARQUIA

Anônimo disse...

Nao se pode transformar o reuni na questão politica central da vidas das pessoas.... se for por importancia outras e outras questões seriam bem mais relevante para mudar algo nesse país. temos que discutir e rejeitar ou nao esse reuni, mas nao podemos trnasformar isso na menina dos olhos de todos a ponto de esquecermos que temos vida.... atitudes extremadas de cunho coletivo so se fortalece quando se tem massa critica para isso.
vamos colocar o reuni todo dia na pauta dos estudantes...
nao se pode transformar o reuni num oportunidade para derrubar o "outro" com quem nao se concorda politicamente, vamos transformar o reuni numa oportunidade de pensar na universidade que queremos e na oportunidade de exigir isso!!!
guilherme nao me referi a vc e apesar de saber seu nome nao o conheço. O cara que mandou todo mundo de fuder, é bom pensar que ele tb vai se fuder no meio, se isso faz sentido pra ele....
pq, pra mim nao faz sentido nenhum, qual o sentido disso??? argumente.

Anônimo disse...

não quero ser chato, mas tem bolsista que tá merecendo ficar liso...

viva a ocupação, vão se fuder todos os desertores, os derrotistas e todo mundo que tá falando merda ai

Anônimo disse...

isso ja virou baderna.
...

Anônimo disse...

Tem bolsista merecendo ficar liso
Tem estudante precisando tomar vergonha na cara
Tem reitor merecendo apanhar

TA TODO MUNDO MERECENDO UMA FESTA DE ARROMMMBA

UUEEBBBAAAAAAAAA

Agente podia aproveitar a reitoria ocupada... sei la. Deem ideias. Um lugar que seja concenso.

Anônimo disse...

"tem bolsista que tá merecendo ficar liso..."

o.O

eh esse tipo de gente q tah ocupando a reitoria pq pensa na melhoria da nossa Universidade?

Anônimo disse...

típico comentário de filhinho de papai pseudo-socialista, pseudo-revolucionário, pseudo-estudante.

Anônimo disse...

Como existem pessoas insensíveis, que não conseguem enxergar além do seu umbigo!
Essa não é uma luta individual nem partidária. Essa é uma preocupação com o futuro da universidade, que há muito vem sendo sucateada.
Pelo que entendi o pessoal não é contra o Reuni; eles querem esclarecimentos sobre os pontos mais absurdos do projeto.
Grande coisa abrir o dobro de vagas se não vai haver estrutura para oferecer cursos de qualidade.
O mercado está cada vez mais restrito e seletivo e a UFPE ainda é uma referência no Estado.
É preciso discutir as ações da universidade no que se refere ao cumprimento das mestas do projeto. O que tem isso de mais?
Absurdo é a arbitrariedade do reitor em não querer escutar o pessoal.

Anônimo disse...

ka imbecilidade, ingenuidade (criancice mesmo) dessa acupação (apenas mais um exercício de pseudo cidadania) fica claramente exposto pelo momento (data)em que vocês decidiram desocupar a reitoria, ou seja, justamente diante do "FERIADÃO". KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Falei "que imbecilidade"

Anônimo disse...

Vocês foram vencidos pela tentação do "Feriadão" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK