segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Agricultores se solidarizam à ocupação

Nesses 18 dias de ocupação, vários movimentos sociais vieram prestar solidariedade aos ocupantes pela luta contra o Reuni e a forma como vem sendo imposto este programa na UFPE. Além do envio de moções de apoio e solidariedade, sindicatos, representantes de entidades estudantis, como DCE, DA, além de trabalhadores do campo e da cidade em geral, estiveram presentes na reitoria, o que demonstra a força do movimento, uma vez que vem ultrapassando os muros da Universidade. A exemplo disto, neste sábado, os ocupantes receberam a visita de agricultores assentados de Chico Mendes II, localizado em Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Na visita, os trabalhadores prestaram solidariedade aos ocupantes, relembraram suas lutas cotidianas, fizeram falas e doaram alimentos produzidos no campo.
A unidade entre campo e cidade foi rememorada como imprescindível na luta contra os ataques impostos à sociedade. Um dos trabalhadores em sua fala: “O campo e a cidade precisam estar unidos, e, aqui, mostram mais uma vez sua força”.

Ainda, os agricultores lembraram o papel social que deveria cumprir a universidade, estando a serviço da população. Colocaram a necessidade da democratização do acesso, de ampliação de vagas, mas, reprovaram o Reuni como uma alternativa, frisando seu caráter extremamente prejudicial à educação pública. Questionaram também, a truculência do Reitor. “A sociedade está acompanhando, estão vendo a forma autoritária em como a Reitoria está tratando o assunto, sem querer discutir e ouvir os estudantes. O rumo da Universidade deve ser discutido e decidido amplamente”, comentou um agricultor.

Por último, doaram macaxeiras, alimentos produzidos no campo, por eles, e saudaram os manifestantes. Além disso, se dispuseram a estar presentes, junto com outros movimentos sociais, em um ato que se realizará na terça-feira (concentração na reitoria às 13h), em solidariedade á ocupação e em favor de um Plebiscito sobre o Reuni na UFPE.

8 comentários:

Priscilla disse...

As visitas realizadas pelos movimentos sociais à NOSSA reitoria, vem desempenhando um papel de motivação extraordinário. A cada uma delas, vemos que essa luta é nossa, mas que o respaldo social é imensurável. MUITA FORÇA PARA NÒS!!!!!!!!!!!!
Priscilla-Seviço Social

Anônimo disse...

Recebi a informação de um ex-ocupante que os movimentos estudantis ciranda e correnteza retiraram-se da reitoria, restando apenas pessoas envolvidas com o PSTU. Procede? Em seu relato, ele disse que existem pessoas na reitoria utilizando camisas do partido PSTU e que durante a última assembléia os simpatizantes desse partido dificultaram as discussões inscrevendo 15 pessoas que falaram o mesmo longo discurso cansando os participantes e reduzindo o número presente, deixando clara a influência partidária no movimento. Então? É movimento estudantil ou manobra partidária?

Anônimo disse...

sinceramente.... essa luta não é NOSSA. não nos inclua. muitos, muitos alunos são contra a essa invasão - inclusive eu, formada e agora pós-graduanda da UFPE. não por vocês (pq vcs nem sabem o que é realmente o reuni para explicar aos demais estudantes), eu procurei me informar sobre o REUNI e há sim coisas a serem discutidas, mas, sinceramente, acho que vcs são mais interessados em fazer nome para próxima eleição (é para isso que serve os DAs infelizmente). agora estamos aqui, bolsas atrasadas... vcs se importam com quem paga o aluguel, como eu? o pior de tudo é vcs reclamarem da melhor coisa do REUNI - não permitir que pessoas, por irresponsabilidade, ou por qquer outro motivo alheio a federal, passarem anos intermináveis na graduação, gastando o $ público. aprendam a fazer política e entendam a democracia... se vcs acham que o reitor não foi democrático NÂO AJAM COM ELE! chamem a comunidade acadêmica para discutir isso e convoquem, para essa reunião, pessoas ligadas ao REUNI, pois nós estudantes não precisamos de discursos inflamados e sim de informações claras! ah e não apaguem esse post, apredam a ouvir opiniões contrárias...

Anônimo disse...

Querid@ segundo anônimo. Juro a você que nós permitimos a entrada dos funcionários do setor financeiro à reitoria; para pagar os funcionários, os bolsistas, todos e fazer o orçamento UFPE 2008. Mas o que aconteceu anônimo 2? Aconteceu que o reitor não aceitou, para quê? Ora, os bolsistas contra nós é um grande trunfo. Espero que você compreenda que ele está tentando jogar a comunidade acadêmica contra nós..

Anônimo disse...

Estive na reitoria e não sei de nada disso de 15 inscrições e tals do pstu não, até pq o partido é tão pekeno q acho q nem 15 pessoas chega a ter sequer na ocupação, mas q tem gente deles tem, no entanto, o q vc fala, do jeito q fala, parece mais uma tentativa irresponsável de deslegitimar a luta q essa galera tá encampando, ah, deixa eles de ferrarem p lá, cara!

Anônimo disse...

Eu só quero saber quando vocês vão sair da reitoria. A universidade não pode ser prejudicada pela ação irresponsável de poucos estudantes (quantos nem se sabe). A discussão é legítima mas a ocupação não o é. Não se pode tolher o direito dos outros simplesme por que não se concorda com certa decisão (no caso, aprovada por órgão legitimado). E já que falam tanto em plebiscito, é bom dizer que a invasão da reitoria deveria ter sido aprovada previamente pela maioria da comunidade acadêmica e não imposta como vontade soberana. Pensem!

Anônimo disse...

Previsões acertadas: o PSTU via CONLUTE tomou conta da ocupação!!!

Lamentável ver a bandeira da CONLUTE flamulando junto ao carro de som com alguns gatos pingados que nem mesmo da Universidade são...
a velha estorinha bolchevista mais uma vez volta a se repetir e que mais uma proposta de mudança torna-se trampolim para D.A.s e D.C.E.s... normal para um grupo com vinculações partidárias que até mesmo candidata a deputada estudal teve nas últimas eleições, como por exemplo Renata Pontes.

Tão melhor do que a UJS hein!? Parabéns aos ventrículos da CONLUTE! Mais uma vez manipularam as movimentações....

Anônimo disse...

"Por último, doaram macaxeiras, alimentos produzidos no campo, por eles, e saudaram os manifestantes."

isso é lutar pela educação?
bah