domingo, 4 de novembro de 2007

Mais um dia de ocupação


O sábado foi um dia decisivo para a ocupação.Os animos e energias concentradas nestes dez dias de reitoria ocupada tiveram que ser canalizados para a decisão de acatar ou não a proposta colocada pela comissão de mediadores ( CREA, OAB-PE,CREE)de desocuparmos o prédio em troca de audiências públicas sobre o REUNI.

Os estudantes reunidos em assembleia exaustiva e enfezada discutiram a proposta e a maioria dos presentes preferiu formular uma contraproposta para ser oferecida à Amaro Lins. Esta construida a partir da incapacidade de deliberação próprio de audiências pública, sugeriu outros enaminhamentos a serem realizados conjuntamente com as audiencias. Entre eles colocou-se a necessidade de realização um plebiscito universal acerca da adesão ou não da UFPE ao REUNI. Esta atitude mostra mais uma vez o caráter político da ocupação da reitoria.E vem tornar clara a intenção principal do movimento de revogação da decisão favorável ao REUNI tomada no conselho universitário do último dia 26. Os ocupantes tomam esta posição por considera-lo um projeto inconsistente, inviavel, além de por em risco a qualidade e função da já abalada Universidade;o ensino a pesquisa e a extensão.


Comissão de Comunicação da reitoria Ocupada.

3 comentários:

Augusto Menezes - Res Publica! disse...

Ocupar a reitoria pelos fatos que vocês apontam pode até ser legítimo. Contudo, impedir o funcionamento da reitoria, com a proibição da entrada de funcionários é algo errado, visto que vocês acabam interferindo no direito daqueles que não estão com vocês na "luta", que provavelmente são muitos. Esse tipo de atitude deslegitima o movimento frente a vários estudantes, funcionários e outras pessoas que precisam ou necessitam do funcionamento normal da reitoria. Ocupação, luta política, posso até concordar, agora proibir e impedir o trabalho e o funcionamento de um órgão público ai é passar do limite. Um ato "autoritário" como o de Amaro no processo de aprovação do REUNI na UFPE não justifica outro ato "autoritário" por parte do movimento em impedir o funcionamento da reitoria. Até por que, fazer isso mereceria, sem dúvida, a consulta e o consentimento, via plebiscito universal dos estudantes da UFPE que seriam afetados por tal medida. Ou isso deixou de ser uma regra democrática?
Abraço.

Anônimo disse...

Voces, bando de desocupados podem estar colocando em risco o orçamento geral da UFPE para o ano de 2008 já que com o impedimento do acesso, os setores financeiros, que tem prazo para fechar o orçamento, podem não conseguir fechar o ano fazendo assim com que em 2008 o orçamento seja menor.
Aí vocês vão reclamar por causa do corte de verbas em 2008 e não vão ter motivos.

Além disso, os alunos bolsistas não receberão a bolsa de novembro até que seja resolvido o impasse do acesso da reitoria, pois as folhas não foram ainda encaminhadas ao banco.

Será que os bolsistas vão ter que pagar pelo impedimento do acesso de vocês.

O mais sensato seria liberar o acesso mantendo o protesto.

Anônimo disse...

Bolsista liso e inconformado....
Não se preocupe, se você não receber a sua bolsa a culpa é de Amaro.
Em assembléia os ocupantes decidiram que as portas da reitoria estarão abertas na segunda feira para os profissionais responsáveis pela efetuação do pagamento, quanto aos outros ainda será decidido.
Ninguém quer que você fique sem o seu dinheiro, exceto Amaro que faz questão de colocar a opinião pública contra nós se utilizando de artimanhas como essa.