segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Carta Pública à reitoria e toda Comunidade Acadêmica

Carta Pública à reitoria e toda Comunidade Acadêmica

Nós, estudantes ocupantes da reitoria da UFPE, apresentamos por meio desta o nosso posicionamento frente à proposta de acordo oferecida pelo Magnífico Reitor Amaro Lins em reunião com a Comissão de Negociação da Ocupação na última quinta-feira, 08/11/2007.


Considerando que:
1.Estamos nesse momento há 18 dias ocupando a reitoria da UFPE em protesto pela forma antidemocrática pela qual o REUNI foi implantado em nossa universidade;

2.Sempre estivemos abertos a negociação com a reitoria já que, apesar de nos posicionarmos contra o REUNI, a nossa principal reivindicação é que toda a comunidade acadêmica tenha a chance se
posicionar sobre ele em um Plebiscito Popular;

3.Nas negociações, o reitor e seus representantes infelizmente sempre se colocaram contra essa consulta em nossa opinião por medo de ter que acatar a posição da maioria dos estudantes, servidores e professores de nossa universidade;

4.Na última reunião colocamos como primeiro ponto a ser negociado o pagamento imediato dos estudantes bolsistas, tentando fazer com que a reitoria retrocedesse em sua posição da não efetuação desse pagamento desde o dia 05/11/2007, data em que decidimos abrir parcialmente a reitoria para que os (as) servidores (as) responsáveis pela folha de pagamento pudessem trabalhar normalmente, tendo suas integridades físicas e morais asseguradas por todos os ocupantes.



Resolvemos que:

1.A proposta de seis audiências públicas (quatro no Recife, uma em Caruaru e uma em Vitória) se iniciando no dia 19 de novembro não nos contempla pelos seguintes motivos: a) Nas audiências, a reitoria propõe que seja discutido o REUNI- UFPE e não o projeto do REUNI como reivindicamos. A discussão do projeto na UFPE além de ser limitada não garante um debate profundo sobre a natureza do REUNI e o modelo de universidade que queremos a partir da implantação ou não desse projeto; b) Como as audiências não terão um caráter deliberativo reivindicamos que após as audiências seja realizado um Conselho Universitário aberto, no Centro de Convenções – UFPE, em que os estudantes tenham direito a voz para discutir o REUNI; c) Esse Conselho deve se realizar até o fim desse período letivo e o Comitê da Ocupação deve ser informado desse conselho com pelo menos uma semana de antecedência; d) O calendário das audiências deve se adequar a necessidade desse conselho pós audiências.

2.Como a reitoria se recusa a realizar um Plebiscito Consultivo sobre o REUNI abdicamos desse ponto em negociação e declaramos que, pela importância que tem, vamos realizar o plebiscito na UFPE de forma independente.
3.Em relação às discussões sobre o modelo de gestão do Restaurante Universitário UFPE queremos que sejam feitos debates e não audiências em todos os centros da universidade com a presença de um membro da reitoria, um representante da Adufepe e do Sintufepe e um estudante indicado pelo Comitê de Ocupação. Além disso, queremos a garantia da formação de Grupos de Trabalho por centro, em que os Diretórios Acadêmicos tenham representação, para que, após esses debates, seja apresentada uma proposta de modelo de R.U formulada pela Comunidade Acadêmica. Essa proposta seria apresentada em no máximo 15 dias após a discussão nos centros, tendo em vista que já temos algum acumulo sobre o assunto.

Desde já queremos o compromisso da reitoria com o Preço Popular no R.U, a exemplo de algumas universidades do Nordeste como a Universidade Federal do Ceará em que o bandejão custa R$ 1,10 há dez anos.
Concordamos que a discussão sobre a reforma do Estatuto se inicie em 2008.1 e com o formato do debate proposto pela reitoria. Contudo, achamos necessário que a reitoria apresente desde já a data prevista para realização do congresso da UFPE em que poderemos de fato decidir sobre o modelo de democracia a ser implantado em nossa universidade.
Reafirmamos a necessidade de que não haja, em qualquer hipótese, punição aos ocupantes já o protesto foi desde o início pacífico e uma ação política e não criminosa protagonizada por estudantes da UFPE. No caso de qualquer possível problema sugerimos a formação de uma comissão de averiguação formada por ocupantes e representantes da reitoria.
Com esta proposta, acreditamos ser possível finalmente chegarmos a um acordo sobre o atendimento das pautas de ambas as partes. Mais uma vez, pedimos que o reitor efetue já o pagamento dos bolsistas já que eles não devem ser responsabilizados pelo impasse criado entre a reitoria e os ocupantes.


Ocupação da Reitoria UFPE

38 comentários:

Anônimo disse...

Eu só quero saber quando vocês vão sair da reitoria. A universidade não pode ser prejudicada pela ação irresponsável de poucos estudantes (quantos nem se sabe). A discussão é legítima mas a ocupação não o é. Não se pode tolher o direito dos outros simplesme por que não se concorda com certa decisão (no caso, aprovada por órgão legitimado). E já que falam tanto em plebiscito, é bom dizer que a invasão da reitoria deveria ter sido aprovada previamente pela maioria da comunidade acadêmica e não imposta como vontade soberana. Pensem!

Anônimo disse...

Hahahahaha...
Não será possível o que essa criatura postou aí acima, né?
Perdoa senhor, ele (a) não sabe o q diz!!

Anônimo disse...

Dani, poderia dizer o mesmo para vc ->
"Hahahahaha...
Não será possível o que essa criatura postou aí acima, né?
Perdoa senhor, ele (a) não sabe o q diz!!"
Tb n consigo entender como um punhado de estudantes que decidiram por vontade pro´pria comecar uma ocupaca~o podem se dizer representantes de todos no´s, e ainda por cima vir exigir democracia, quando eles sa~o os primeiros a n dar muito valor para a mesma...
Saudaco~es

Anônimo disse...

Dani, a verdade é só essa: "façam o que eu digo mas não façam o que eu faço". Infelizmente o discurso bonito e cheio de boas intenções de democracia e plebiscito só serve para os outros. Concordo com o que disseram ´ocupação ilegítima´ e ´bruno´, essa ocupação não tem nenhuma representatividade. FORA JÁ!

Anônimo disse...

Por que o reitor não vem a público esclarecer a adesão ao projeto?
É tão simples... convoca uma reunião com os estudantes dos centros e... pronto!
Mas, não; ele prefere ficar encastelado fazendo todos pensarem que o mais importante não é o verbo e sim a verba.

Anônimo disse...

Beatriz, concordo com a sua opinia de que e´ necessario exigir do reitor a discussao de um assunto que interessa a toda a comunidade academica, porem, o que eu nao concordo e´ com alguns estudantes simplismente resolverem utilizar os metodos que acham mais convenientes e corretos, metodos estes que por sinal afetam a todos, e ainda por cima se auto-proclamarem representates legitimos dos estudantes... ate onde eu saiba nao houve nenhum plebiscito (o qual parece ser tao querido dos invasores) para discutir a legitimidade desta ocupacao perante os outros estudantes.
Saudacoes

marcos disse...

concordo totalmente! a ocupação deveria ter sido aprovada em plebiscito pela maioria dos estudantes (no mínimo).

até que provem o contrário temos um bando de estudantes que representam sei-lá-o-que fazendo birra por um projeto que foi aprovado pelo órgão competente da universidade...

cadê o BOPE nessas horas? :D

eu tbm sou contra o REUNI. mas sou totalmente contra essa de revoluçãozinha de araque...

Igor disse...

Perai galera quem disse q a galera lá tá representando todos os estudantes..? A galera tá lá pq sempre foi excluída do processo da adesão ou não do reuni que na ufpe. E a pauta vai além do reuni, passa ainda pela assistencia estudantil, restaurante universitario,reforma universitaria e até as roletas(catracas) que impedem a entrada de cadeirantes e ciclistas.. é uma forma valida de protestar sim, até pq os estudantes se preocuparam inclusive com o pagamento dos bolsistas, abrindo desde o dia 5/11 a reitoria para os funcionarios fazerem o pagamento

Anônimo disse...

Igor, nao, nao acho que seja uma forma valida de protestar. Nao gosta de Amaro e das decisoes dele? Tudo bem, proteste do modo que lhe convier, faca barulho na frente da reitoria, passeatas pela universidade, organize greve dos estudantes que concordarem com suas ideias, DESDE QUE nao afete o bem-estar e o direito dos outros funcioanarios e estudantes que nao concordaderem (por sinal, acredito que seja a GRANDE maioria) de continuarem as suas atividades de estudo e pesquisa normalmente.

"Perai galera quem disse q a galera lá tá representando todos os estudantes..?"

Bem, se este e´ o caso, saiam imediatamente dai, ja que a reitoria e a universidade prestam servicos a TODOS os estudantes, e nao apenas aos que estao protestando.

Anônimo disse...

Quem disse q o CU é legítimo e representativo? Eu não escolhi ninguém dali... E tenho quase certeza q vc não escolheu, Bruno, o q aq mais fala e se acha engajado dmais pra simplesmente criticar um protesto contra a a postura antidemocrática do REI-tor Amargo.

Bruno, qual seu envolvimento com ações coletivas, mobilizações por interesses públicos?

D q adiantaria fazer passeata e ficar fazendo barulho na frente da REI-toria?

E uma questão d fundo: essa conversa d representatividade é uma grande balela... Ficam falando em democracia, representatividade... mas não se passa d estruturas rígidas e autoritárias q cristalizam o poder nas mãos d uns poucos "eleitos" fazendo valer os interesses d um pequeno setor "interesseiro" acima dos interesses públicos q é da maioria...

Se há tanta democracia na UFPE pq não houve debates amplos e em seguida um espaço d decisão coletiva a respeito do DECRETO REUNI?

É preciso d ações radicalizadas pra q se consiga dar visibilidade a problemas q estão sendo tratados às escondidas pelos "eleitos". Caso contrário, serão passados sem nossa participação.

A propósito, alguns elementos para refletirmos a respeito do REUNI e do contexto nacional:
1. Se o REUNI fosse tão bom não seria DECRETO.
2. Se fosse tão positivo pra UFPE O Magnífico teria feito debate amplo e votação aberta.
3. Não é à toa q há 14 REI-torias OCUPADAS, além daquelas q já foram desocupadas pelo aparelho represssivo do Estado...

Tenhamos mais ponderação em nossos discursos: coerência é fundamental.

Esta OCUPAÇÃO tem educado em alguma medida o Movimento independente e outras lutas serão travadas para tb modificar a estrutura e educar aquelas figuras q só fazem criticar atrapalhando em vez d dar alguma contribução no Movimento...

Só a luta muda a vida!

Anônimo disse...

Primeiro, vejamos as opiniões dos revolucionários nesse blog, aqui transcritas:

"Perai galera quem disse q a galera lá tá representando todos os estudantes..?"

"E uma questão d fundo: essa conversa d representatividade é uma grande balela..."

"É preciso d ações radicalizadas pra q se consiga dar visibilidade a problemas q estão sendo tratados às escondidas pelos "eleitos"."

Honestamente, não há seriedade alguma nessa ocupação. Quem vocês pensam que são? Che Guevara? Carlos Prestes?

Crianças, tirem a fantasia do super-homem e da mulher-maravilha e vão pra casa estudar. É o melhor que fazem pela universidade e por esse país.

Anônimo disse...

Lígia disse...
Bruno, Maurelio 1234 e ocupação ilegítima, vocês não se sentem representados pelo movimento de ocupação da reitória porque provavelmente vcs não estavam lá na dia 26/10 na ocasião da aprovação ,sem debate, do reuni. Vocês como estudantes parecem ficar vendo as coisas só de longe sem a coragem de se fazer representar como tais. Por isso ocupação ilegítima não venha dizer coisas assim:plebiscito para ocupar a reitoria, pois se vcs bem sabem tem estudantes que ainda nem sabem ao certo o que é o reuni e o pior muitos quando sabem ficam criticando, mas não agem de forma efetiva para tentar reverter essa aprovação sem discussão. Então, parem de falar e venham tomar atitudes aplausivas.... OCUPEM A REITORIA!!!!!!!!

Anônimo disse...

Eu queria poder encher vcs de porradas seu filhos da puta! Vão procurar uma lavagem de roupa seus merdas.Vcs não podem agir em nome de todos.Querem emoção? Vão prestar seviço gratuito em uma escola ou em alguma instituição de ajuda. Bando de maconheiroooooooooooooooooos !!!!!!

Anônimo disse...

Lígia disse...
ÔÔôôô LENIN VC QUASE ESQUECE QUE A HISTÓRIA DA HUMANIDADE NÃO FOI FEITA POR UMA SÓ PESSOA E ISSO É QUESTÃO DE RACIONALIDADE.ENTÃO MEU CARO, EXISTIRAM MILHARES DE PROTAGONISTAS E NÃO SÓ FOI CHE NEM PRESTE QUE FIZERAM ACONTECER NA HISTÓRIA.
E ESTAMOS LONGE DE FAZER A REVOLUÇÃO PRA MUDAR A CONJUNTURA DO NOSSO PAÍS, POIS PRA ISSO É PRECISO DE TODOS(AS). MAS TEMOS QUE FAZER ALGO POR NÓS MESMOS, SE QUIZERMOS EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA. ENTÃO CRIANÇA,LHE ACONSELHO A CRESCER E MUDAR DE PENSAMENTO E A ENTRAR NESSA LUTA QUE TAMBÉM É SUA!

Anônimo disse...

ATé concordo com o debate sobre o REUNI e as reivindicaçoes dos alunos, só não concordo com o fato de que, nós, bolsista, estamos pagando por isso. O fato do Reitor não liberar as bolsas é uma afronta com aqueles que na sua maioria fazem o serviço de um funcionario e cumpre com suas obrigaçoes. Eu sou bolsista da Reitoria e enquanto a mesma esteve ocupada sem o fechamento do portão, honrei meu compromisso com a UFPE indo trabalhar normalmente. Porém, sem qualquer esclarecimento, estou com minha bolsa atrasada,não podendo honrar meus compromissos.

Anônimo disse...

"Crianças, tirem a fantasia do super-homem e da mulher-maravilha e vão pra casa estudar. É o melhor que fazem pela universidade e por esse país." (2)

Anônimo disse...

todo mundo que participa dessa discussao , penso eu, "disconcorda" com o REUNI, com a aprovação do REUNI as poras fechadas, e com a falta de discussão.
Ocupar a reitoria é solução?
não.
a rural ameaçou e o reitor de lá cedeu
aqui a galera ocupa a quase 20 dias, e o reitor nada fez. ele ja veio a publico na TV universitaria e falou sobre o protesto e sobre a contratação e a reestruturação da universidade, claro que por alto.

esta ocupação, pelo que me parece e pelo que eu vi no blog, esta sendo apoiada tbm por agremiações de fundo partidario, como esse movimento agronomo que esteve ai, a adufepe e etc, por mais que tenham independentes ai, duvideo-do se sem os partidos isso tava acontecendo assim por todo o brasil. nada contra tbm, por que partidos politicos tbm represemtam a sociedade, porem ai existe um problema, o presidente os ministerisos, e o reitor, tbm representam a sociedade(em minha o piniao, MENOS Piormente) e quando esses dois tipos de entidades entram em conflito temos alguns tipos de aberrações. por exemplo, apesar da maioria da base estudantil estar contra o reuni, a UNI entidade superior, ta encima do muro, não aparece nao diz nada. (na verdade eu penso que ela é a favor).
nessas ocasioes, eu penso, se isso viesse, com a base partidaria de "esquerda" unida, nos teriamos esse movimento na universidade? se fosse um governo de "direita" na época que o PT tava bombando na "esquerda" o movimento ja teria feito uma greve geral nas universidades todas?

esse sistema burocratico funciona feito óculos pra cego... ops invisual. e esse movimento de ocupação unicamente tenta furar o olho do ceg...invisual.

voces tao lutando por uma boa causa do modo errado (ao meu ver) e eu acredito que eu tbm possa estar errado.

ainda, se a adufepe e a Andes estivessem preocupadas com o rumo da universidade deflagravam greve. mas como este nao deve ser o melhor momento pra uma campanha salarial (eles nunca brigaram pela universidade semprefoi por salario) nao tem greve.

fui vago eu sei, to cansado.TRABALHO pra ver esse pais melhor.

Anônimo disse...

"Crianças, tirem a fantasia do super-homem e da mulher-maravilha e vão pra casa estudar. É o melhor que fazem pela universidade e por esse país."

Essa foi a melhor frase dita nesse blog. Mais uma recomendação aos ocupantes - que se dizem estudantes: estudem mais o português. Lígia escreveu "quizerem" com "z"! É sofrível o português dessa turminha!

Anônimo disse...

vocês não poderiam estar piores...

o reitor não cede nem um fio de cabelo, os estudantes são cada vez mais contra o movimento, o Batalhão de Choque está pra chegar a qualquer momento..

Pelo que me consta, existem cerca de 20.000 estudantes na UFPE..destes, 100 a 150 estão ocupando a reitoria - ou seja, 0,75% dos estudantes da UFPE estão dizendo defender o direito da maioria..ridículo

e sem essa de "se você é contra o REUNI, é sua obrigação ocupar a reitoria!". Quer dizer que se vocês sequestrassem o reitor pra que o Conselho voltasse atrás no REUNI era minha obrigação dar abrigo? Fodam-se. Quem já esteve na reitoria viu quem vocês são. Eu já estive, e vi que vocês não passam de um monte de desocupados.

Me pergunto então: vocês querem melhorar a educação para quem!??!?!?! Para vocês certamente não é, visto que quem tem trabalhos, provas, listas de exercícios e coisas pra estudar não tem tempo para ficar ocupando reitoria. Sem contar que, em minha breve passagem por lá, ouvi muitos dos "cabeças" do movimento comentando que não pisavam em sala de aula a meses, achavam que iam reprovar por falta..E nem venham dizer que querem melhorar a educação para mim. De meus direitos, cuido eu. E me dêem o direito de ser a favor do REUNI se eu quiser. Isso não quer dizer que eu sou um filho da puta. Filhos da puta são vocês, que sem representatividade nenhuma invadem uma repartição pública pra defender um suposto direito que vocês não usam - e ainda dizem que é para o meu bem. Né foda?

Se vocês se preocupassem tanto com a educação, era para vocês estarem estudando nesse momento.

Acredito fortemente que vocês estão é com medo de ser jubilados, visto que o REUNI pretende implementar o jubilamento de volta (graças a Deus!!)

Anônimo disse...

Ah! E da próxima vez sejam mais criativos! Essa de ficar imitando o que os paulistas fazem não tá com nada..

Anônimo disse...

http://acertodecontas.blog.br/atualidades/ciranda-abandona-ocupao-na-ufpe-pstu-fica-isolado-morando-na-reitoria/#comment-16892

Anônimo disse...

Entrem no link abaixo

http://acertodecontas.blog.br/atualidades/ciranda-abandona-ocupao-na-ufpe-pstu-fica-isolado-morando-na-reitoria/

Anônimo disse...

Igor:
"Perai galera quem disse q a galera lá tá representando todos os estudantes..? A galera tá lá pq sempre foi excluída do processo da adesão ou não do reuni que na ufpe."


peraí, digo EU!!! entendi direito ou estou louca???? se vcs não estão REPRESENTANDO os alunos estão fazendo o quê? NADA, como eu já pensava.... isso é democracia? conta outra!

no começo da UFPE comecei a me interessar por políticas acadêmicas... desisti! pois só via interesses pré-PARTIDÁRIOS... filhinhos de papai querendo competir nas eleições qdo saissem da UFPE!!!

TB cheguei a ver muitos MUDAREM todo o discurso oficial em prol de aparecerem e se pintarem REVOLUCIONÁRIOS.... conta outra²!

ouvi os dois lados... e, sinceramente, mesmo que haja problemas no REUNI, ao menos eles são coerentes.... vamos fazer assim, ACATEM o acordo do reitor, façamos uma assembléia com os estudantes... ouçamos os dois lados... os ESTUDANTES decidem que atitude tomar, correto?

se reclamam pq o reitor não nos ouve, pq vcs não NOS ouvem? não queremos vcs na reitoria!!! SOMOS CONTRA, ainda não notaram??

CAPITÃO NASCIMENTO, apareça por favor!

Anônimo disse...

Gente, nosso Estado sempre foi palco de resistência contra atitudes arbitrárias. Isso é histórico.
Há muito que estamos engolindo sapos, tentando apenas preservar a nossa pele como se só isso bastasse. Não basta.
Os estudantes estão certos em querer discutir pois essa aprovação do projeto foi feita de forma arbitrária, sem quorum. Como muita coisa nessa Universidade.
Quem o reitor pensa que é?
Ele tem obrigação de dar explicações; afinal está lá com a maioria dos votos dos estudantes. Não somos lagartixas; somos seres pensantes e merecemos respeito.
Procurem ver a coisa por esse lado e evitem os preconceitos. Isso não ajuda em nada.

Anônimo disse...

Previsões acertadas: o PSTU via CONLUTE tomou conta da ocupação!!!

Lamentável ver a bandeira da CONLUTE flamulando junto ao carro de som com alguns gatos pingados que nem mesmo da Universidade são...
a velha estorinha bolchevista mais uma vez volta a se repetir e que mais uma proposta de mudança torna-se trampolim para D.A.s e D.C.E.s... normal para um grupo com vinculações partidárias que até mesmo candidata a deputada estudal teve nas últimas eleições, como por exemplo Renata Pontes.

Tão melhor do que a UJS hein!?

Parabéns aos ventrículos da CONLUTE! Mais uma vez manipularam as movimentações...


Só uma correção: num dos posts informa que 150 estudantes ocupam a reiotira. Isso aconeceu na semana passada. Após a saída da maior parte dos ocupantes, apenas 30 pessoas ocupam o prédio da reitoria.

Anônimo disse...

Anônimo, que informações são essas?
Pare de confundir e se confundir e comente só o que realmente é verdadeiro. Você está a serviço de quem?

Anônimo disse...

A serviço dos estudantes, Mariana. Se você acha que estou mentindo, eu imagino a quem você está a serviço...

Corrigindo a informação, 30 pessoas estão ocupando a reitoria, num universo de 20.000 (a wikipédia menciona 25.000), ou seja, 0,15% dos estudantes dizem-se representativos. Mais uma vez, fodam-se.

Espero que o Batalhão de Choque dê uma boa pisa nesse bando de desocupado.

Anônimo

Bruno Ferreira disse...

Pois é, pessoal.

Tá na hora de acabar a palhaçada. Brincar de "ocupar-a-reitoria-que-nem-fizeram-usp" já tá um saco e fodendo a administração e a comunidade acadêmica direta e indiretamente.

Ação idiota e nada criativa.

Parabens, povinho.

Anônimo disse...

É triste ver que muitas pessoas, que nem tiveram coragem de se identificarem, estão contaminadas com a alienação que a estrutura e o formato da`Educação na UFPE oferece. Se eu fosse comentar sobre todos os comentários, levaria muito tempo, mas um coisa me chamou a atenção na maioria deles: o questionamento de um plebiscito para saber se os estudantes são a favor ou contra a ocupação.
Que bom que vocês que fizeram esse questionamento estão querendo participar das decisões estudantis. Se a vontade de participar for verdadeira, sei quer fiz um bom trabalho na ocupação, pois serviu pra que vcs se mobilizassem e parassem de ver os erros e nada fazer para corrigi-los. de certa forma até concordo e fiquei pensando na pergunta: "Foi feito um plebiscito pra saber se queremos a ocupação?". Confesso que não fizemos isso. Mas a ocupação é conseqüência da falta de diálogo entre os que dizem nos representar e a comunidade acadêmica. Logo quando entrei na UFPE, foi realizado um apitasso contra a Reforma Universitária. Confesso que tive raiva, naquele momento das pessoas que participavam do ato. Pensei: Passei um ano inteiro estudando pra o vestibular, ainda esperei mais oito meses pra começar a estudar e agora vem esse bando de desocupado atrapalhar a aula que tento esperava. Na quele momento fui contra os estudantes que procuravam defender os interesses da maioria, mesmo que essa maioria não esteja interessada. Agora entendo muito bem o que faz com que a pessoa perca aula, arrisque seu perído letivo, coisa que tantos prezam(e eu não discordo de vcs),que se esponha a ponto de ser chamada de doida, desocupada, e etc. Simplesmente essas pessoa, assim como eu, cansaram de ficar sentadas esperendo que alguém resolvesse as coisas pra gente. Realmente temos que ir à luta e não ficarmos ofendendo uns aos outros, pois somos de uma mesma classe(estudantes) e não devemos ficar brigando entre sim. Se vcs que são contra a ocupação conseguissem entender como somos vistos pelos pelos professores(claro que não são todos professores que são escrotos), se vcs soubessem o quanto somos insinificantes para quem administra a UFPE, vcs poderiam até não participar da ocupação, mas certamente não iriam ficar parados criticando quem tá tentando mudar esse quadro de apatia que estamos vivendo. Agora vou falar sobre o posicionamento do Reitor. A prova de que não se pensa em estudante é o fato do não pagamento dos bolsistas. É muito cômodo pra ele colocar a culpa em quem está ocupando a reitoria, pois ele viu que esse movimento possibilitou uma maior participação dos estudantes nas decisões da Universidade. Sendo assim, qualquer forma de marginalizar o movimento estudantil, para o Reitor e seus cães de guarda, é válida, pois ele atacou justamente que mais tem necessidade, que são os bolsistas. Ele poderia muito bem ter feito o pagamento, pois se a ocupação tivesse atingido realmente o setor financeiro da UFPE, podem ter certeza de que a reintegração de posse já teria ocorrido. O único culpado pelo atraso é o Reitor, que quis com essa arbitrariedade colocar os estudantes uns contra os outros. Como já escrevi muito, deixo um pedido aos que questionam e criticam a ocupação: procurem participar das reuniões dos D.A´s, mesmo que sejam chatas, mas só assim é que as pessoas que estão lá pra representá-los conseguirão saber das suas opiniões.

Anônimo disse...

E o debate, meus camaradas?
Otávio Luiz Machado

As reivindicações iniciais dos estudantes que giram em torno da ocupação da reitoria da UFPE apontam para a necessidade de um debate claro sobre um projeto educacional em marcha no momento, ou seja, o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).
Decorridos uns vinte dias do impasse, há de se reconhecer que o ato político de setores do movimento estudantil pernambucano foi satisfatório, pois abriu uma série de janelas para enriquecer um debate que ocorreu na UFPE entre outubro e novembro de 2007 sobre o tema, embora com intensidade menor do que o desejado.
Desde o início da ocupação, as várias negociações que ocorreram entre estudantes e a administração central da UFPE avançaram muito pouco, o que significa que as partes ainda não entraram num acordo decisivo para a finalização da ocupação da reitoria. Nem para os seus desdobramentos.
Dois fatos foram importantes: setores do movimento estudantil não se omitiram num assunto de interesse não apenas da universidade, mas de toda a sociedade, ou seja, a formação profissional de qualidade de jovens e adultos; por outro lado, a administração central da UFPE não fugiu do debate, inclusive criou uma agenda de discussão para as próximas semanas, que os ocupantes rejeitaram.
A cobrança em cima da administração expõe alguns pontos contraditórios dos documentos produzidos por setores do movimento estudantil, pois ao mesmo tempo em que afirmam que o Reitor impôs o projeto de forma autoritária, também cobram para que o Reitor tome uma posição autoritária ao revogar “o conselho do dia 26/10”, oportunidade em que o projeto do Reuni/UFPE (que havia sido discutido nas faculdades) entrava na discussão final no Conselho Universitário.
O que está segurando a ocupação da Reitoria é exclusivamente a pauta relacionada ao plebiscito popular sobre o Reuni. Por outro lado, a administração central aceitou discutir o projeto, mas sem implantar algum mecanismo para medir a aceitação ou a rejeição do citado projeto na UFPE.
Creio que a ocupação da Reitoria ocupou importante papel. Mas o adiamento do debate tem sido um fator negativo, lembrando-se de que o final do ano está próximo, o que significa se não corrermos, é inevitável o adiamento de qualquer debate profundo para o segundo mês de 2008.
A ocupação de reitorias ou faculdades foi uma estratégia bem articulada pelo movimento estudantil nos tempos da ditadura militar. Hoje, em momentos de intensa crise entre reitorias e movimento estudantil, a ocupação passou a ser um mecanismo de pressão importante, mas insuficiente quando não vem amparada por outros fatores intrínsecos à luta estudantil, tais como a realização de assembléias com o conjunto dos estudantes (debate mais geral) e o debate intenso entre os setores do movimento estudantil (debate mais específico). A apresentação de uma pauta retirada a partir da correlação dessas duas variáveis seria o caminho natural. E é um expediente efetivamente democrático.
Nesse sentido, a ocupação da Reitoria da USP foi a mais bem sucedida em todos os aspectos. Quando lá estive, no mês de maio, pude acompanhar uma assembléia estudantil demorada, mas com o microfone aberto a todos que quiseram se manifestar. Quando voltei a São Paulo, em outubro passado, como convidado do Grêmio Politécnico da USP para uma palestra, também ouvi dos estudantes da Escola Politécnica da USP os argumentos para a sua saída da ocupação da Reitoria USP, sobretudo após a decisão da assembléia de 600 estudantes daquela unidade em relação ao tema.
Na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), em outubro passado, quando participei de um debate com os estudantes de graduação e pós-graduação de Pedagogia, também percebi um ambiente de muito questionamento sobre o Reuni, principalmente com a maioria das opiniões contrárias ao mesmo. Em conversa com uma das lideranças de Diretórios Acadêmicos daquela Faculdade, também percebi que os estudantes haviam debatido intensamente o projeto do Reuni nos seus mais diversos momentos. A ocupação da Reitoria da UFF veio um pouco depois.
Tanto na USP como na UFF, a percepção que tive foi a de que os estudantes tiveram uma ampla percepção das questões teóricas e práticas que envolviam a questão posta. Setores do movimento estudantil não foram encarregados de apenas tocar a parte prática da coisa.
Creio que o debate na UFPE agora é decisivo. A ocupação já cumpriu o seu papel. E esperamos que o debate ocorra em todos os cantos da UFPE. E com todas as posições frente a frente. A partir daí, também, creio que as instâncias universitárias, tais como os conselhos através dos seus mais diversos representantes, aí poderão decidir melhor em relação ao que foi discutido abertamente pela comunidade universitária.

Otávio é estudante de pós-graduação da UFPE

Anônimo disse...

THE END!

Anônimo disse...

Fujam bando de palermas com o rabos entre as pernas e agora o Reitor vai estar com tudo em cima depois da saída de vcs.

Como muito foi escrito aqui, existiam outras formas de protesto mais eficientes.

Mas vcs são um bando de alienados.

Vão pro inferno agora e fiquem com o nada conseguido.

O mensageiro do inferno aqui coloca sua última postagem neste bloguinho de merda.

Anônimo disse...

Camaradas responsáveis pelo blog1 Peço encarecidamente que continuem coom o blog ativo, pois o que acabou foi a ocupação da Reitoria. Como decidimos, vaomos fazer nossas assenbléias nos Centros da UFPE e corrigir os erros de Amaro e seus Conselheiros, que deixaram a Comunidade Acadêmica de fora da discussão. Estamos aqui pra ordenar as coisas e colocá-las nos lugar. A luta não pára. Na próxima terça-feira Amaro estará no programa de Leanro Magalhães, na TV NOVA, canal 22, falando sobre o REUNI. Será uma ótima oprtunidade de perguntamos a Amaro o que ele não quis responder enquanto éramos Ocupantes da Reitoria. Sigamos em frente, a ocupação foi só o começo da nossa luta.

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras acima de Clodoaldo e acho realmente triste essas pessoas que apontam problemas mas não querem solucionar, "de que adianta?", "não vai mudar nada" não, se depender de vocês que pensam assim realmente não vai mudar nada...

E muito feio esses fakes que ficam fazendo inferninho, tentando queimar um e outro. Mostre a cara baby, não é pra crescer??? que tal começar assumindo o que diz?

marcos disse...

bom, respondendo ao que Lígia disse citando meu nome:

1. não estava no dia da aprovação, mas penso que se ela não foi legalmente aprovada o certo não seria invadir a reitoria, mas usar os meios legais para reverter isso. não sou conhecedor dessa àrea de direito, mas tenho certeza absoluta que o reitor não é um deus dentro da universidade... ocupação pra mim só depois de TODAS AS OUTRAS ALTERNATIVAS ESTAREM ESGOTADAS e com APOIO DA MAIORIA DOS INTERESSADOS (no caso, estudantes, professores

2. "Por isso ocupação ilegítima não venha dizer coisas assim:plebiscito para ocupar a reitoria, pois se vcs bem sabem tem estudantes que ainda nem sabem ao certo o que é o reuni e o pior muitos quando sabem ficam criticando, mas não agem de forma efetiva para tentar reverter essa aprovação sem discussão."

sim, muito bom que alguém tenha feito algo, mas MUITO RUIM QUE TENHAM FEITO A COISA ERRADA.

3. eu adoraria participar mais dessas discussões, mas acredito que o que afasta boa parte das pessoas é essa mistura com política partidária. Como não quero me converter ao socialismo nem ter que rezar pro che guevara todo dia antes de dormir fico de fora [;)]

Unknown disse...

Noto que a parcela inteligente do corpo discente já está ficando de saco cheio desses filhinhos de papai revoltados. São filhinhos de papai sim. Se não fossem, não teriam tempo para badernas, pois trabalhariam ou estagiariam para ajudar nas despesas de casa.

Anônimo disse...

De tudo, esse daí foi o mais hilário de todos (acerca do FATO de que o ato estava composto apenas pela CONLUTE, e uns gatos-pingados que nem da UFPE são):
" Mariana disse...

Anônimo, que informações são essas?
Pare de confundir e se confundir e comente só o que realmente é verdadeiro. Você está a serviço de quem?"


Huahuahuahuahuahuahua,
Vc é de onde? De Marte?

Ou será que, com toda a sua luta, não viu que o ato só tinha pessoas do PSTU, em especial pessoas pertencentes ao DCE da Universidade Federal RURAL de Pernambuco...e ainda digo mais! A pessoa que estava balançando a bandeirinha vermelha (de luta, é???), se chama Allyson, é da Rural, do DCE!

A Ciranda já tinha saído...e onde estavam os INDEPENDENTES DA NOSSA FACULDADE???

Realmente, e eu vejo esse povo falar dos outros...kkkkkkkkk...morro de rir. É por estas e outras, que o movimento estudantil dessa universidade JAMAIS será...como vcs denominam mesmo? Ah, lembrei: "de luta"! Só serão um bando de filhinhos-de-papai desocupados, que tomam as rédeas de uma decisão que deveria ser DOS ESTUDANTES--e depois se dizem representantes deles! Ou não, como o Igor já pronunciou...(e evito tecer comentários!)--com uma revolta do tamanho do mundo, ameaça meio mundo pra o REUNI não sair, e sai dizendo que é possível um diálogo??? Puta que pariu (usando a fraseologia popular), vocês e suas politiquetas de merda, né?

Na boa, o que vcs poderiam fazer é vigiar. Sim! Sabe pq? Pois enquanto vcs fizeram figuração nessa história onde o reitor reinou absoluto, o REUNI sai, e com as piores coisas...Cursos novos numa univerisdade onde o espaço é horrível, laboratórios péssimos, e coisa e tal... E o estudante, ao invés de cobrar isso, vai brincar de guerrinha, como se estivéssemos na década de 70, e ainda fosse ditadura militar...
Só faltava agora virarem terroristas e tentarem sequestar o reitor! (eita, porra...eu tou dando idéias demais...kkkkkkkkkkk)

Boa sorte pros que ainda teimam em ser do contra...já foi pro MEC, agora vão ocupar o MEC, porra!

Mas vê se NOS ERRAM!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk............

É isso aí,
danem-se ex-ocupantes de rabinho entre as pernas!

Huahuahuahuahuahua!