domingo, 11 de novembro de 2007

Medidas legais

Olá. Nós ocupantes da reitoria gostariamos de esclarecer o real motivo de nossa luta.
Temos uma pauta política e sabemos o quão complidado é o entendimento acerca da necessidade de fazer com que ela ocorra, a dureza de extrapolar o senso comum para comunicar claramente interesses políticos e públicos, principalmente quando este é atravessado por questões tão delicadas como as necesssidade mínimas das pessoas (bolsas, salários). Estamos muitíssimo preocupados com isso, trata-se de vidas, as vezes do único modo de garanti-la. O movimento está aí para isso, para a vida pela melhora de suas condições, contra a sua banalização. A decisão quanto aos rumos da universidade deve ser sim amplamente discutida. O futuro a nós pertence e caso não arranquemos alegria à ele não mais veremos surgir em nosso horizonte qualquer rastro de esperança. Nossos motivos são justos, sérios e honestos. Por assim ser, o movimento decidiu recorrer também a instância legal (Ministério Público) para que através dele o Conselho Universitário realizado no dia 26 de outubro seja inviabilizado legalmente. Esperamos que assim como aconteceu em outros estados do país, onde a decisão de aderir ao REUNI também foi tomada da mesma forma autoritária e anti-democrática, os orgãos competentes compreendam o teor do evento e tomem a decisão favoravél ao nosso movimento.

10 comentários:

Anônimo disse...

Por causa dessa brincadeirinha de vocês eu estou sem dinheiro para viver. Não posso pagar meu aluguel já que a minha bolsa é o meu único sustento e por causa de vocês ela está retida na reitoria. VÃO ESTUDAR QUE É O MELHOR QUE VOCÊS FAZEM!!!!

Anônimo disse...

colega entendo sua angústia e acho que os estudantes uqe participam do ato estão preocupados quanto a isso, mas é bom ficar deixar bem claro é o REITOR q não quer pagar, pois tbm sou bolsista e já tive a oportunidade de conhecer a parte burocrática de pagamento, assim sendo, a lista dos bolsistas, idependente de programas já foi enviada ao NTI só basta AMARO autorizar o pagamento! afirmo não é brincadeira e quem precisa estudar é vc, pois se ao menos tivesse lido criticamente o projeto do REUNI estaria engajao na luta tbm, pois saberia o quão nocivo é este para UFPE!
um braço e continuem na luta!

Anônimo disse...

Pessoal, realmente pq vcs não vão estudar heim ?????????

E deixa nossas bolsas sairem ??

Anônimo disse...

Vagabundos....

Anônimo disse...

E estudar será o melhor que a gente pode fazer até quando?

Pra mim vagabundo é aquele indivíduo que se acomoda com sua bolsinha de 900 ou 1200 reais todo mês com a desculpa imbecil de que está produzindo; e que não consegue pensar além de sua própria pesquisa e realização profissional pessoal; que não tá nem aí pra nada do que acontece na universidade desde que consiga sua conclusão de mestrado pra ocupar uma função medíocre qualquer no mercado; e que só se dá ao trabalho de pensar além do próprio umbigo quando é atacado da forma mais baixa possível: DINHEIRO.

E desde quando TODO bolsista é um coitadinho necessitado? E desde quando "necessidade" é critério para a distribuição de bolsas nessa universidade? Pelo menos no que diz respeito a mestrandos e doutorandos as bolsas são distribuídas de acordo com a colocação de seu projeto e a quantidade de bolsas liberadas no momento.

Aí agora os bolsistas estão sem dinheiro pra viver, que comovente. Esse mês nenhum bolsista bota o pé no Quiquiá, que triste. Porra de bolsa, galera!!! Vão trabalhar! Deixem pra reclamar e bater o pé quando pra ganhar dinheiro tiverem que fazer o mesmo que todos os outros da sua turma que NÃO GANHAM BOLSA fazem: trabalhar e estudar. Quer choramingar? Vai fazer isso no pé do reitor, que tá usando tua grana pra manipular tua opinião.

Anônimo disse...

Talvez esses bolsistas anônimos não sejam hipócritas. Talvez sejam burros mesmo. Não conseguem entender que suas bolsas já podiam ter sido liberadas, bastando para isso o aval do reitor.

Ou sei lá, talvez eles tenham preguiça de ler, o que é muito estranho pra um bolsista.

Enfim, talvez eles nem sejam bolsistas. Seria triste saber que alguém que está recebendo 900 paus por mês pra não fazer nada além de estudar não consiga realizar as tarefas mais simples, tais como escrever e argumentar.

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde encontrar as informações oficiais sobre o projeto objetivamente, pois de ambos os lados vejo estas sendo manipuladas de acordo com os interesses de cada parte. Segundo o Jc o Reuni é um maravilhoso projeto que ampliará as vagas e investimentos às federais e segundo o panfleto de vosso movimento o reuni ampliará em 50% as vagas da universidade sem investimentos na infra-estrutura, porém uma das poucas informações certas q obtive é de q as vagas ñ serão ampliadas em todos os cursos, logo, sou compelido a acreditar que ambos os lados manipulam as informações conforme seus interesses. A fim de esclarecer a verdade de minha afirmação, e tb das d+ envolvendo o Reuni, preciso dos dados oficiais e ficarei mt agradecido se o disponibilizarem para todos em um link neste blog.

Anônimo disse...

http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/diretrizesreuni.pdf

aí tá falando do reuni!

Anônimo disse...

Na verdade, já existem vários link's no blog a respeito.

No canto direito da tela vc pode ver vários link's: o decreto oficial, um dossiê sobre o REUNI e outros materiais...


E não diria q é manipulação as pessoas q são contra - elas fazem leitura crítica e enfatizam-nas pq d fato devem ser enfatizadas, afinal causarão imensas perdas pra Universidade Pública! É só juntar os elementos colocados na crítica... Sensatez e criticidade ajudam nisso...

Anônimo disse...

Quero postar esse comentário para esses imbecís, extremistas, que acham que mudarão o mundo com posições radicais e acham que o mundo está errado e somente eles certos. Esse idiotas não sabem o que é ciência, o que é pesquisa, o que desenvolvimento de tecnologia pois gastam a maior parte do tempo atirando pedras no telhado dos outros e bolando uma forma de desmoralizar as pessoas. Estudem sua raça de vagabundos. Realmente os mestres e doutores ocupam postos "medíocres" seu imbecil, mas certamente se te fosse concedido um desses títulos e se você fosse colocado num desses cargos "medíocres" você aceitaria. Mas infelizmente para você, esses medíocres precisam ter cérebro e não merda na cabeça como você. Mais uma vez, IDIOTA.