domingo, 11 de novembro de 2007

Carta do Sintufepe ao Reitor

Recife, 31 de outubro de 2007.


Magnífico Reitor,
Prof. Amaro Lins

O decreto do Reuni comprovou que a ofensiva da precarização na universidade pública é grande. Essa nova face da Reforma Universitária, o REUNI, deve ser entendida como uma grande ameaça ao papel da universidade pública que queremos ver consolidada neste país, que mesmo hoje, passando pelos problemas que tem passado, têm sido a principal responsável pela pesquisa científica nacional. Entendemos que o REUNI é extremamente danoso à qualidade do ensino, atrelando o recebimento de verbas à produtividade no mercado, sem uma discussão da manutenção da qualidade de ensino e deixando de lado a formação crítica dos estudantes. Além disto, o aumento de verba previsto não condiz com a expansão do número de vagas propostas sem uma estruturação adequada dos espaços físicos, assistência estudantil e a proporcional contratação de técnicos-administrativos e professores, o que por si só, gera a precarização do trabalho na universidade.
Ademais, tal decreto prevê a exigência de metas inatingíveis, tais como a taxa de conclusão média de 90%, o que nos faz lembrar o fracasso da política de progressão continuada instituída no ensino fundamental da rede pública, onde não há reprovação, mesmo quando o conhecimento não é assimilado pelo aluno. Em não havendo o cumprimento das metas pré-estabelecidas, os propalados “recursos financeiros” não seriam disponibilizados.
Some-se a tudo isto, o fato de que a Administração Central da UFPE, não promoveu o necessário debate com a Comunidade Universitária, culminando na adesão ao citado projeto de forma açodada, na seção do Conselho Universitário, realizado na tumultuada manhã da sexta-feira, 26 de outubro de 2007. Vale ressaltar que os CONSELHEIROS do Sintufepe, Cleiton José Cavalcanti e André Luiz, Coordenadores Gerais de nosso sindicato, não foram convocados para referida seção, o que, a nosso ver, tornam ilegítimas suas decisões.
Isto posto, propomos ao Magnífico Reitor e ao Conselho Universitário que inicie um amplo debate com a Comunidade Universitária da UFPE que pode culminar com uma consulta democrática plebiscitária, e uma posterior convocação do Conselho Universitário para um posicionamento à luz do plebiscito.
Esperando ser atendidos prontamente ao nosso pleito, ficamos no aguardo de resposta de Vossa Magnificência.



Diretoria Colegiada do Sintufepe/Seção UFPE

Nenhum comentário: