segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Um breve histórico e esclarecimentos

Hoje 29/10, estamos completando o quarto dia de ocupação da reitoria. Nosso movimento contra o REUNI reuniu-se na sexta-feira (26/10), por volta das 8h no CCB – Centro de Ciências Biológicas. A principal razão foi garantir o direito dos estudantes a poderem participar do Conselho Universitário, que naquela edição tinha como principal ponto de pauta a aprovação do REUNI.

Partindo do campus, os estudantes, junto a servidores e professores, seguiram em marcha para Reitoria, onde o Conselho estava previsto para começar às 9h. Apesar do movimento contra o projeto, do debate insuficiente sobre as especificidades do mesmo, houve a aprovação do decreto do REUNI num Conselho Universitário sem quorum mínimo e, por isso, sem legitimidade. A partir dessa arbitrariedade cometida, os estudantes presentes ocuparam a Reitoria da UFPE, resultando num conflito que cuminou na agressão a estudantes e docentes.

Às 22h, aproximadamente, da sexta-feira (26/10), os ocupantes receberam uma ordem de reintegração de posse divulgada por uma Oficial de Justiça acompanhada de Policiais Federais, à paisana. No texto, a acessória jurídica da Reitoria alegava que os estudantes eram invasores e por isso deveriam evacuar o prédio em menos de vinte e quatro horas sob o risco de expulsão pela Polícia Federal junto ao Batalhão de Choque. O texto também citava a possibilidade de estudantes serem recolhidos às delegacias, fichados e indiciados criminalmente por descumprimento da determinação judicial. Porém, em reunião (27/10) – transmitida pela Radio Ocupa FM 88,1 MHz - com o Reitor, o mesmo voltou atrás e concordou em não só cancelar a reintegração de posse como marcou um reunião que irá acontecer hoje (29/10) às 15:30h, na reitoria.

A mobilização no prédio da Reitoria está bastante coesa: os estudantes debatem em assembléias – como a ocorrida hoje as 11h - atividades e rumos da ocupação. Está se tentando manter ao máximo o caráter horizontal nas diversas etapas do processo decisório.

Nosso movimento estabelece canais de comunicação próprios, através de ferramentas como a RádiO Ocupa UFPE FM 88,1MHz, o blog www.ocupaufpe.blogspot.com e o e-mail ocupaufpe@gmail.com . Canais que se encaixam numa proposta de Mídia Tática, formato deliberado em assembléia. Sendo assim, gostaríamos de esclarecer o movimento de ocupação da reitoria da UFPE não busca o isolamento referente a outros canais midiáticos. Trata-se de nossa estratégia de comunicação. Nela não aceitamos imposições das mídias corporativas que visem a desestruturação do nosso movimento.

Nenhum comentário: