quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Algumas notícias clipadas:

Confira aqui algumas coisas que tem sido divulgadas sobre a ocupação na Internet:

26.10.07
Manifestação de estudantes ocupa reitoria da UFPE
JC online — Pernambuco — 26.10.2007 09h44

Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ocupam, na manhã desta sexta-feira (26), a Reitoria da instituição para ato em protesto contra o Plano de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni. De acordo com a organização, cerca de 200 estudantes se encontram no local, em situação de conflito com a polícia. Um deles, ainda não identificado, foi preso. Protestos semelhantes ocorreram nas universidades federais de do Paraná (UFPR), Rio de Janeiro (UFRJ), Fluminense (UFF), São Paulo (UNIFESP) e Bahia (UFBA). …

Estudantes invadem reitoria da Universidade Federal de Pernambuco
da Agência Folha, em Recife — 26/10/2007 22h22

Cerca de cem estudantes invadiram nesta sexta-feira o prédio da reitoria da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), em Recife, para tentar impedir reunião do Conselho Universitário sobre o Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). Houve confronto com seguranças e um aluno foi detido. …

27.10.07
Estudantes continuam acampados na reitoria da UFPE
JC Online — Recife — 27.10.2007 09h52

Já dura mais de 25 horas a ocupação dos estudantes na reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Zona Oeste do Recife. O grupo, formado por cerca de 100 alunos, realiza assembléia desde às 8h deste sábado (27) para discutir a pauta de reivindicação e próximo passo do movimento. De acordo com Thiago de Oliveira Santos, 22, que lidera o protesto e chegou a ser detido nessa sexta por desacato à autoridade, a noite foi tensa já que o grupo teria recebido ameaça de ser expulso do local pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar. …

fonte : http://movebr.wikidot.com/especiais:2007:out:ocupacao:ufpe

Comentários de nossa redação: Thiago de Oliveira Santos não é lider do OCUPA UFPE. O movimento de ocupação do prédio da Reitoria da UFPE busca ao máximo a horizontaliade. Todos os estudantes, que participem ou não do movimento tem direito a voz e voto; todas as propostas são votadas em assembléia, prevalecendo a vontade da maioria.

29/10/2007 08h50 UFPE
Estudantes queixam-se de falta de diálogo no Reuni

Os estudantes universitários continua nesta segunda-feira a ocupação da sede da reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), iniciada na última sexta-feira. O grupo, formado por cerca de 200 pessoas, resolveu aderir aos protestos nacionais contra o Plano de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação (MEC) e montar acampamento no local. Enquanto isso, logo mais às 1h, o reitor da UFPE, professor Amaro Lins, deve anunciar o teor do projeto. Na reitoria, uma aluna, da comissão de comunicação do protesto, e que preferiu não se identificar, queixou-se da falta de diálogo: “Queremos uma conversa sobre a pauta do Reuni. Não houve diálogo entre a reitoria, os professores e estudantes. Queremos explicações e ver implementada alguma reivindicação nossa”, avaliou. Na última sexta-feira, durante a manifestação, o estudante de ciências sociais Tiago Pereira, de 20 anos, foi detido pela Polícia Federal por denúncias de desacato à autoridade e racismo. "Não podemos permitir a aprovação do Reuni sem haver diálogo com os alunos. Sem falar que não há previsão de ampliação no quadro de professores para sustentar a meta de aumentar o número de vagas na UFPE", explicou um dos líderes do movimento, o estudante Rafael Sena, do curso de história. Através de nota oficial, o reitor Amaro Lins informou que o Conselho Universitário já aprovou o projeto da UFPE que será incorporado ao Reuni. Segundo o texto, o Plano vai possibilitar a "melhoria da assistência estudantil com, por exemplo, a elevação do número de bolsas para os alunos carentes e construção de restaurante universitário nos campi do interior". Da Redação do PERNAMBUCO.COM, com informações do Diario de Pernambuco

Fonte: http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20071029085039&assunto=23&onde=1

reuni
PSTU, PSOL e PCR aparelham ocupação e estudantes independentes abandonam reitoria

Como já era esperado, já que nenhuma liderança forte estava na ocupação da reitoria, o PSTU, PSOL e o PCR aparelharam a ocupação da reitoria e muitos estudantes de grupos independentes abandonaram a ocupação.
Isso de certa forma era esperado, já que não existe vácuo de poder. Quando existe alguém toma. Essa conversa de movimento horizontal não existe.
Agora estarão reunidos com o reitor Amaro Lins, e receberão um “até logo” como resposta ao pedido de anulação da aprovação do REUNI na UFPE. Cada um com seu papel.
Já tínhamos alertado aqui sobre o que aconteceria. Depois de ter achincalhado a imprensa no sábado, e de acreditar que só quem dizia a verdade eram eles.
Tinham razão quando reclamaram que as manchetes dos jornais no sábado estavam distorcidas, mas perderam a razão na forma de reclamar.
Um fato interessante, que merece registro e um elogio.
Apesar da péssima comunicação com a imprensa, duas iniciativas interessantes foram adotadas: a criação de um blog, e uma rádio independente para se comunicar.
O único erro é achar que só isso resolve, e que a mídia é toda burguesa. Se quiser ganhar a opinião pública, precisa ampliar, e não restringir.
Autor: Pierre Lucena - 29/10/07 às 10:00

Fonte: http://acertodecontas.blog.br/atualidades/pstu-psol-e-pcr-aparelham-ocupao-e-estudantes-independentes-abandonam-reitoria/

Comentário de nossa Redação: o jorlista realizador desta matéria não está bem informado sobre o movimento. O OCUPA UFPE é também sim integrado as forças citadas acima, mas a grande maioria dos estudantes nem mesmo participam de coletivos com fins de eleições no campo estudantil.

reuni
Diretor do CCSA da UFPE pede a reitor que convoque Conselho para adiar envio de proposta do REUNI

Os estudantes que são contra o REUNI ganharam um aliado de peso para adiarem para o ano que vem a proposta a ser apresentada pelo MEC: o Diretor do CCSA, que foi candidato a reitor nas últimas eleições, e também membro do Conselho Universitário, Sérgio Alves.
Sérgio acaba de me encaminhar uma carta à Comunidade Acadêmica, em que pede ao reitor que evite o atropelo que o processo gerou, pedindo o adiamento, para maiores discussões.
Duvido que Amaro adie, mas de toda forma já passou a impressão de que tudo foi corrido e sem discussão.
Segue a carta aberta à Comunidade.
Carta aberta à comunidade da UFPE
Sérgio Alves, Diretor do CCSA
A UFPE aderiu ao Programa para a reestruturação e expansão das universidades federais (REUNI, Dec.nº.6.096/07), do Ministério da Educação, em conturbada reunião do conselho universitário. Na tumultuada manhã da última sexta-feira quando o colegiado superior da instituição deliberou favoravelmente sobre o projeto da UFPE que será incorporado ao REUNI, ocorreram protestos de estudantes, de técnicos administrativos e de professores.

Leia texto completo

Autor: Pierre Lucena - 29/10/2007 às 22:41

: COmissão de comunicação da reitoria ocupada da UFPE

Ocupar, Resistir, Transmitir FM 88,1MHz

2 comentários:

b. disse...

Mesmo depois de tantos problemas de entendimento com o nosso Excelentíssimo Reitor Amaro Lins, entristece a leitura publicada no stie da prórpia UFPE ainda no primeiro dia da ocupação..

Conselho Universitário garante aprovação do projeto UFPE-Reuni
26/10/2007

Mesmo diante de um protesto de um grupo de estudantes que causou tumulto na Reitoria, o Conselho Universitário aprovou, na manhã de hoje (26), o projeto da UFPE que será incorporado ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação. O projeto prevê, entre outros, a ampliação do número de vagas e de cursos de graduação, a contratação de professores e de técnicos administrativos, e a melhoria da assistência estudantil com, por exemplo, a elevação do número de bolsas para os alunos carentes e construção de restaurante universitário nos campi do interior.

A Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco foi invadida, pouco antes das 9h, por estudantes que pretendiam impedir a realização da reunião do Conselho Universitário. O grupo, com o apoio de alguns professores e técnicos administrativos, não permitiu a entrada dos conselheiros no auditório João Alfredo, onde são realizadas todas as reuniões do conselho, fazendo bastante barulho com apitos e instrumentos de percussão. Um aluno da UFPE foi detido e conduzido à Polícia Federal.

A atitude dos manifestantes trouxe transtornos a funcionários e professores que ficaram, por quase toda manhã, impossibilitados de circular livremente pelo prédio, principalmente no Gabinete do reitor. Houve troca de agressões entre estudantes, membros do conselho e da segurança da Universidade. O reitor Amaro Lins, então, transferiu a reunião para seu Gabinete, onde o Conselho votou pela aprovação do projeto.

O reitor repudia a forma desrespeitosa e antidemocrática como os estudantes conduziram a manifestação, destacando que o projeto da UFPE-Reuni foi discutido desde setembro com toda a Universidade, por meio dos Conselhos Departamentais dos centros acadêmicos. Ainda na quarta-feira passada, a comissão encarregada de elaborar o projeto fez a última discussão com os centros para finalizar o projeto que foi apresentado ao conselho.

b. disse...

Mas nem tudo está perdido.. para mais notícias sobre o que está realmente ocorrendo por aqui:

http://www.midiaindependente.org/

Notícias da luta nacional contra o REUNI
Nesta sexta-feira, dia 26, mais 2 reitorias foram ocupadas por estudantes em luta contra o REUNI: a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, totalizando 11 reitorias de federais ocupadas no mês de outubro, sendo que duas foram desocupadas à força pela polícia, a UFF e a UNIFESP.
Nesta última, a tropa de choque invadiu o prédio durante a madrugada com mais de 400 policiais militares, que ficharam, humilharam e trataram os estudantes como bandidos, conforme relatado no blog da ocupação, mas a repressão não fará o movimento estudantil da UNIFESP abandonar a luta.
Leia mais
Para maiores informações sobre o Comando Nacional de Reitorias Ocupadas: ufprocupada em gmail.com | "Lista Nacional Contra o REUNI
DOSSIE REUNI | Chat sobre o Reuni
Blog das ocupações: UFPR | UNIRIO e Manifesto da ocupação dos estudantes da UNIRIO | UNIR | UNIFESP e Pauta de reivindicações | UFRuralRJ | UFSCAR | UFBA | UFC e Manifesto da Ocupação | UFPE e Pauta de reivindicações | UFSC | UFRJ | Apelo do movimento [UFSCAR]
Notícia sobre o golpe da "aprovação" do REUNI na UFS e a mobilização estudantil
Editoriais anteriores: Mais uma ocupação de reitoria: agora na UFC | Rondônia: Reitoria da Universiade Federal Ocupada | Estudantes paralisam aulas e ocupam a UNIFESP contra a adesão ao REUNI | Rei(tra)tor dá golpe e simula aprovação do REUNI na UFBA | Ocupação da reitoria da UFPR completa 4 dias