Em assembléia geral realizada no dia 31 de outubro, os estudantes do movimento Ocupa UFPE lançaram uma moção de repúdio contra atos do Movimento Correnteza: integrantes do referido coletivo tentaram não só em jornais de própria autoria, mas também em jornais da grande mídia, se portar como líderes dos protestos que resultaram na tomada do prédio da reitoria.
No Jornal da CORRENTEZA, edição de outubro de 2007, o coletivo publicou: “Thiago Santos, estudante de Ciências Sociais, militante da União da Juventude Rebelião e candidato ao DCE pela chapa CORRENTEZA, foi preso, espancado e levado para Delegacia da Polícia Federal, onde ficou o dia inteiro sem comer e depois foi processado na Justiça Federal por desacato a autoridade. Em reposta, estudantes ocuparam a Reitoria de onde manifestaram a solidariedade ao colega injustiçado e a ocupação permanece até que o REUNI seja revogado”. A interpretação da assembléia foi a de que tal publicação é mentirosa: a ocupação da Reitoria da UFPE deu-se pela tentativa do Reitor Amaro Lins em aprovar o REUNI sem consultar a comunidade acadêmica, e não pela prisão do citado estudante. Na matéria, ainda é estampada uma foto em que integrantes da Correnteza exibem uma faixa dando apoio ao líder de seu coletivo. A faixa é exibida em meio a estudantes que na verdade comemoravam a vitória de fazer com que o Reitor viesse À ocupação e participar de uma assembléia; texto e imagem formam uma tentativa clara de manipular os leitores com inverdades.
Outro ato repudiado por estudantes do Ocupa UFPE diz respeito a uma matéria publicada no Jornal do Comércio em 27 de outubro de 2007. O mesmo Thiago Santos se apresenta em entrevista como líder do movimento de ocupação da UFPE: “... De acordo com Thiago de Oliveira Santos, 22, que lidera o protesto... O protesto do movimento Correnteza, como são denominados, é contra os aumentos do número de vagas e da taxa de aprovação previstos pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni.”.
Mais uma vez, os estudantes do Ocupa UFPE vem esclarecer que a ocupação da reitoria não tem um líder instituído, muito menos coletivo que tome a frente das decisões. As deliberações que dizem respeito ao conjunto de estudantes que ocupam o prédio da reitoria são tiradas em assembléia em que todos têm direito de voz e voto.
PELA REVOGAÇÃO DO REUNI. PLEBISCITO JÁ!!!
Comissão de comunicação da UFPE
- Ocupar, Resistir, Transmitir FM 88,1MHz
4 comentários:
Issaew galera, horizontalismo nessa parada, sem nenhum palhaço da uma de chefia e querer tomar a frente da nossa causa!
Força pra vocês! Logo que puder estarei ai!
Parabens ao ME da UFPE que reagiu aos atos desse movimento que tenta a todo custo aparecer nos espaços de contruçao coletiva
Esse Thiago Santos é um merda mesmo.
Guilherme Aguiar
Bach. Geografia UFPE
vão estudar seus lixos..
para de brincar de adolescente revoltado metido a merda
Postar um comentário